Noções básicas sobre Segurança na Internet

A segurança através da Internet é algo que tem que ser tratada com muito cuidado. Crimes cibernéticos estão aumentando a cada dia, e esta é uma tendência que se tem nenhum sinal de redução, uma vez que os usuários da internet está aumentando a cada dia. Quando o quesito é reforçar a sua segurança online, tendem a instalar alguns antivírus. Esse é apenas um pequeno passo. Além de obter ajuda do software, você deve também ser capaz de reconhecer as ameaças que avultam quando você acessa a internet. Os e-mails que entram em sua caixa de entrada já estão filtrada até um certo ponto. Este trabalho é feito pelo próprio provedor de serviços de e-mail. Há falhas de segurança na internet que são evidentes em muitos sites que você entra.

Mas você tem necessidade de identificar os locais onde você pode se aventurar com segurança. O firewall é algo que pode protegê-lo dos perigos que podem ser negligenciados. O navegador é a primeira porta através da qual qualquer violação de segurança pode ter lugar. Um navegador em si tem um certo grau de segurança. O Internet Explorer ou o Mozilla Firefox é os dois navegadores mais seguros que estão disponíveis para os usuários.

No entanto, o Internet Explorer é montado com inúmeras falhas de segurança que têm de consertar por outros meios. Você deve ter certeza de que software você usa e quais os dados que você envia através da internet através de seu navegador. Os softwares que você instala no seu sistema devem ser atualizados para que você não seja deixado para trás sem a proteção.

Os softwares freewares que vêm com uma etiqueta de segurança é algo que pode ajudá-lo a superar a segurança às ameaças na internet. Este é um importante método de se manter seguro contra as ameaças. A proteção de firewall junto com o adware e spyware são algumas ferramentas que podem mantê-lo fora das ameaças. Estes são alguns modos básicos de ajudá-lo a manter o sistema seguro e prevenir o roubo de dados, a manter a sua navegação mais segura.

O software suspeito tende a causar danos em seu computador e é algo que você deve ter muito cuidado. O e-mail que chega a sua caixa de entrada deve ser filtrado. Você ainda deve esta consciente das ameaças que vêm junto com um e-mail desconhecido. Os e-mails desconhecidos podem conter anexos que podem conter qualquer coisa que não pode ser algo que você gostaria de baixar em seu sistema. Os vírus se espalham, uma vez que são abertos em seu sistema. Então, se você encontrar qualquer arquivo de execução em seu anexo de e-mail você deve com todo o respeito ser cauteloso e ter 100% de certeza antes de abrir e instalá-lo em seu computador.

Você deve ver a extensão do arquivo que é baixado no seu sistema. Os scanners de malware possuem algumas ferramentas úteis que podem ajudar você a evitar as ameaças. Toda a segurança on-line do sistema é unicamente de responsabilidade do usuário e como ele(a) usa os sistemas e compreende as ameaças que podem afetar aos mesmos. As correções básicas estão disponíveis através da internet e de softwares, juntamente com algumas ferramentas que pode deixá-lo a manter as ameaças à distância. Mas o crime cibernético é muito grande. A melhor ferramenta para manter os seus dados seguros, é interagir com a internet de uma maneira infalível, que depender de qualquer conteúdo desconhecido pode ser mais do que prejudicial para você e seu sistema.

É imprescindível estar sempre alerta para a segurança na internet. Assim, existem atitudes que podem minimizar o risco:

Proteja suas senhas: (a) Troque periodicamente suas senhas (a cada 3 meses, pelo menos); (b) Senhas com 12 caracteres são mais seguras do que senhas com 8, assim como senhas com letras e números; (c) Não use palavras relacionadas com informações pessoais (ex: nome, data de nascimento, login, nome da mãe, etc.); (d) é desaconselhável escrever as senhas no papel; (e) Evite utilizar a opção de seu browser (internet Explorer, mozilla) para gerenciamento de senhas, pois quem usar o computador em seguida pode utilizar-se delas.

Como receber e-mails com links e arquivos anexos: Ao receber e-mails com promoções, evite clicar nos links. Abra outra instância do browser, digite o endereço do vendedor e procure a oferta. O link pode apresentar um endereço, mas direcioná-lo para outro, que vai executar um programa malicioso (spyware, trojans, etc.). O mais seguro é não responder, não abrir arquivos e não clicar em links enviados por e-mail.

Em computadores públicos (ex. lan-house): Cuidado extremo. Não há garantias sobre os programas instalados e pode haver programas destinados a armazenar senhas, instalados por usuários anteriores. Se não houver outra opção de acesso à internet, feche todos os programas após o seu uso, faça o log-off e apague o histórico no browser (Ferramentas/Opções/Apagar Histórico).

A proteção física do computador é uma prática essencial: Ausentar-se por alguns instantes da mesa pode ser o suficiente para que outra pessoa instale um programa que capture senhas e informações pessoais. Trave o acesso ao sistema, com senha, quando não utilizar o computador.

Ao “plugar” o computador em rede: Ao utilizar seu computador pessoal em rede (ex. wireless), alguns cuidados são básicos: (a) usar a opção de dados criptografados para tráfego de informações. Verifique se a rede possui a função WPA (Wi-Fi Protected Access) ou a WEP (Wired Equivalent Privacy), sendo a primeira mais segura; (b) desabilitar compartilhamento de pastas (Windows), ou proteger o acesso ao sistema operacional com uma senha. Outros usuários dentro da mesma rede (incluindo a rede wireless) podem ser capazes de buscar e gravar arquivos em seu computador;

Cuidados ao compartilhar arquivos. Programas de compartilhamento de arquivos conectam seu computador a milhões de outros para troca de música, vídeo e outros tipos de informação. Isso é feito através de programas instalados que podem comprometer a segurança de seu computador. Se decidir usar esses programas, seja cuidadoso: ajuste a configuração para as pastas que devem ou não ser compartilhadas; e leia o contrato (“end user licensing agreement”) para estar ciente dos riscos potenciais.

Antivírus, anti-spyware e firewall: Seu uso é recomendável, assim como atualização regular das listas (blacklists, definições de vírus). A barra UOL, que pode ser instalada gratuitamente, oferece a opção “Antifraude”, cujas configurações podem evitar sites que enviam e-mails não solicitados (spam) e sites que disseminam vírus e programas espiões que roubam dados sigilosos de seu computador ou que estão envolvidos com ações fraudulentas (phishing).

Todas essas atitudes devem ser tomadas em conjunto, pois qualquer item não realizado pode aumentar o risco de comprometimento das informações. Para a sua segurança, a SkyHost Web Hosting Services jamais solicita sua senha por e-mail ou telefone. Sua senha é pessoal e intransferível.

Ricardo Soares

CCO - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

2 comentários em “Noções básicas sobre Segurança na Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *