Validação de contatos WHOIS de domínios em 2014

Caso seja detentor de algum domínio ou pretenda registar um domínio no futuro, recomendamos que leia este artigo com atenção.

O novo acordo de registro de domínios definido pela ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Sociedade Internet para a Atribuição de Nomes e Números) irá entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2014, especificando um novo programa de precisão dos dados WHOIS de um domínio.

Esta mudança no acordo de registro de domínios, vem exigir a necessidade de uma confirmação mais exigente de todos os dados dos titulares de domínio, evitando assim fraudes e outros problemas associados.

A alteração irá afetar todos os titulares de domínios genéricos, visto que será necessária uma validação dos contatos. Para tal, todos os titulares de domínios vão receber um e-mail no endereço de e-mail definido no contacto administrativo do seu domínio de forma a confirmar a autenticação do endereço em questão.

Este e-mail será enviado pelos provedores onde os domínios são registrados e em caso do contato não ser validado num período de 15 dias, o domínio será suspenso e colocado no estado “ClientHold” até que este seja atualizado e validado.

Além disso, caso o provedor responsável por realizar o registro do seu domínio verifique que o e-mail definido no WHOIS já não está funcional (Por exemplo: E-mail de notificação de Whois Data Reminder Policy devolvido), esta poderá considerar o mesmo inválido e proceder com a desativação do domínio.

A validação é feita uma única vez para cada contato em cada provedor de registro, independentemente do número de domínios registrados.

Poderá consultar mais detalhes acerca desta alteração no 2013 Registrar Accreditation Agreement. Adicionalmente, informamos aos nossos clientes que os Termos de Serviço foram atualizados com detalhes referentes a este assunto.

Ricardo Soares

CCO - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *