5 áreas de TI em crescimento no Brasil

A área de tecnologia da informação vem ocupando um espaço central na rotina dos brasileiros nas últimas décadas. Para perceber essa constatação, basta pensar em quanto tempo você costuma passar ligado no smartphone ou no computador, seja em casa ou no trabalho.

Essa nova cultura é a grande responsável pelo crescimento do mercado de TI em nosso país. Segundo o Gartner, somente no ano de 2014, os gastos com TI no Brasil vão ultrapassar os 120 bilhões de dólares.

E todo esse investimento está dando um grande impulso em algumas áreas que parecem ter um futuro ainda mais promissor pela frente. Confira 5 áreas de TI em crescimento no Brasil:

Computação em nuvem

Apesar do receio de alguns empresários, que preferem infraestruturas de hardware e software próprias, a computação em nuvem segue ganhando força no Brasil.

Após crescer quase 50% desde 2013, a Cloud Cloud Compuing se consolidou como uma ferramenta poderosa para apoiar pessoas e negócios no armazenamento e compartilhamento de seus arquivos e informações, por meio de aplicações web simples, atrativas e capazes de atender às necessidades dos clientes sob demanda.

Mobilidade

Os investimentos em hardware e software voltados para dispositivos móveis também tiveram um aumento significativo em relação ao ano passado, somando investimentos de mais de 20 bilhões de dólares em 2014.

Tendo em vista que o acesso à web por esses dispositivos é cada vez mais comum, é natural que as empresas invistam em novas soluções que contribuam para reforçar a presença da marca nesse ambiente.

Segurança da Informação

À medida que a computação em nuvem e o mobile se consolidam, as preocupações com a segurança crescem de forma proporcional. Afinal, não são raros os escândalos em que informações confidenciais são obtidas ilegalmente por hackers em servidores de grandes empresas.

Com isso, é natural que os usuários não economizem na hora de buscar soluções para reduzir sua vulnerabilidade às ameaças existentes no ambiente web, o que justifica o crescimento de 51% nos investimentos das empresas com segurança da informação de somente entre 2012 e 2013.

Gameficação

A gameficação é o uso de recursos como a interação e a ludicidade em sites e aplicativos, tornando algumas tarefas parecidas com os desafios enfrentados em jogos e competições, seja para incentivar hábitos de saúde, aumentar a eficiência em processos seletivos, melhorar o ensino, entre outros propósitos.

Ainda em fase de exploração no Brasil, o setor floresce no exterior. O Gartner revelou que 70% das duas mil maiores companhias do mundo terão ao menos um aplicativo ‘gamificado’ até o ano que vem, mostrando como essa tendência também veio para ficar.

Big Data

Com o crescimento do uso da internet, aumenta também a quantidade de dados que as empresas precisam gerenciar. E é aí que entra em cena o Big Data, ou seja, as soluções voltadas para o processamento de grandes volumes de dados.

Somente no Brasil, o setor movimentou mais de 600 milhões de dólares em 2013,  mostrando como a área ainda tem potencial para crescer à medida que as empresas descobrem como a análise de dados de forma mais eficiente pode gerar grandes diferenciais competitivos para o negócio.

E você? Quer ficar sempre por dentro das últimas notícias do mundo da TI? Então volte ao blog da SkyHost e confira outras publicações preparadas pela nossa equipe!

Ricardo Soares

CCO - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *