Aprenda a montar uma loja virtual em 8 passos

Empreender via internet é uma alternativa de renda muito buscada por diversos brasileiros em tempos de crise. No entanto, para ter sucesso aqui não basta apenas montar uma loja virtual e esperar que ela magicamente comece a atrair clientes.

Para ter sucesso no mundo online, assim como no universo físico, é preciso além do trabalho árduo, algum esforço e boas estratégias que garantam o sucesso de seu negócio.

Como montar uma loja virtual

Montar uma loja virtual parece simples, mas esconde certos macetes que, caso sejam ignorados, pode levar seu empreendimento por água abaixo.

Para ajudar até os mais inexperientes nesta empreitada, listamos os oito elementos mais importantes abaixo.

Passo 1: Plano de negócio

A loja virtual é, antes de tudo, um negócio. Portanto, antes de sua criação é preciso elaborar um plano de negócio.

O planejamento, aliás, é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma loja virtual. Aqui é preciso fazer um investimento sério ao planejar toda a ação.

Escolha atuar em nichos de negócio, desta forma será mais fácil ganhar relevância e destacar seu produto frente à concorrência. Estude ainda as necessidades de seu público-alvo e só então trabalhe no mix de produtos que irá comercializar.

Passo 2: Planejamento da plataforma de e-commerce

Saber qual a plataforma de e-commerce irá utilizar é um ponto chave no sucesso na montagem de sua loja virtual. Dentre as diversas opções existentes no Brasil, as principais são:

  • Plataforma Open Source; criadas por desenvolvedores, possuem código aberto e permitem sua customização.
  • Plataforma SaaS: são desenvolvidas por empresas especializadas e, para seu uso, cobram mensalidades de quem adere a elas.
  • Plataformas Exclusivas: como o próprio nome diz, são voltadas exclusivamente a algumas empresas, desenvolvidas de forma a atender suas necessidades.

Ao escolher a plataforma que melhor se adequa a seu negócio, tenha em mente sua área de atuação e orçamento disponível. Reflita muito antes da decisão, pois alterar a plataforma com o e-commerce em funcionamento traz grandes transtornos não apenas à empresa como ao consumidor.

Passo 3: Formas de pagamento

Ao montar uma loja virtual escolha com atenção a forma de pagamento que será disponibilizada a seus clientes. O mercado oferece três opções:

  • Intermediadores de pagamento: mais recomendados aos que estão começando no setor, pois terceirizam todo o processamento da operação e disponibilizam diversas alternativas para que o cliente pague os itens adquiridos, como uso de cartão, boletos ou parcelamentos;
  • Gateways de pagamento: interligam as lojas às administradoras. Enquadram-se melhor a estabelecimentos com alto volume de vendas;
  • Integração direta de venda: operação realizada por administradoras de cartão de crédito.

Passo 4: Sistema de segurança para o e-commerce

Investir na infraestrutura de pagamento e no plano de negócio de nada adiantará se você pegar ao implementar um confiável sistema de segurança em sua loja virtual.

Para garantir não apenas a segurança de seus clientes como a sua é preciso investir em bons sistemas antifraude, minimizando o prejuízo com tais incidentes.

Passo 5: Marketing

No momento em que estiver desenvolvendo sua loja virtual, é importante desenhar a estratégia de marketing utilizada para destacar seu negócio frente á concorrência.

Crie um plano de marketing digital, implementando estratégias que podem diferenciá-lo dos demais. Caso não sinta seguro para atuar sozinho neste segmento, busque capacitação ou ajuda de profissionais na área.

Passo 6: Logística

Este setor é fundamental na administração de qualquer loja virtual. Trabalhe estratégias para viabilizar a entrega dos itens adquiridos, gerenciar o estoque e garantir que o negócio funcione sem grandes transtornos.

Passo 7: Invista em sistemas de backup

Garantir que as informações fornecidas por seus clientes, ou até mesmo os dados de sua loja virtual estarão protegidos em caso de ataque ou falha de sistema é fundamental para a sobrevivência de seu negócio.

Para isso, invista em um bom sistema de backup, protegendo informações importantes, como dados de clientes, mas também nível de estoque, produtos armazenados e vendas.

Passo 8: Crie um bom suporte aos clientes

Enquanto estiver em processo de maturação de seu negócio, garanta que o suporte a seus clientes seja feito de forma adequada. Busque implementar ferramentas de respostas a e-mail, comunicação instantânea e outras formas de contato.

É importante ter em mente que, na internet, uma reputação pode ser prejudicada diante de qualquer deslize. Portanto, nunca deixe uma reclamação sem ser atendida.

Considerações finais

Montar uma loja virtual pode parecer complicado inicialmente, mas aplicando cada um desses passos sugeridos você vai perceber que a tarefa é mais simples do que parece.

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

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