Dicas essenciais de como migrar de hospedagem

Antes de falarmos em como migrar de hospedagem, vamos dar um breve apanhado sobre o que é e pra que serve a hospedagem.

Quando você decide lançar um site ou blog, você precisará de três duas ferramentais, além do conteúdo para fomentar o seu site: um domínio e uma hospedagem.

O domínio será o “nome” que levará o visitante ao seu endereço. Sem o domínio, você e qualquer pessoa que quisesse acessar o seu site teria que memorizar uma sequência numérica que diz respeito ao IP do seu servidor.

Mas o que é um servidor?

A hospedagem de seu site é feita justamente pelo Servidor. Isso significa que o computador onde o seu domínio está hospedado ficará ligado 24 horas por dia para que seu site também fique on line 24 horas por dia.

Funciona exatamente como uma pousada. O serviço será o tempo todo para que, caso alguém precise, o site esteja funcionando e no ar.

Abaixo, listaremos o passo a passo de como migrar de hospedagem:

  • Defina um novo servidor.
  • Faça um backup de tudo que existe em seu site. Imagens, vídeos, áudios, HTML. Tudo. Você encontrará diferentes ferramentas que fazem backup automático, inclusive dentro de tempos em tempos. Em alguns casos, você poderá também fazer backup, além do conteúdo, do banco de dados.
  • Encontre a pasta pública de sua hospedagem e transfira os arquivos da pasta pública da atual para a nova hospedagem. Se tiver alguma dificuldade para localizar a pasta pública, entre em contato com a empresa que faz sua hospedagem e peça auxílio.
  • A migração poderá ser feita através do FTP. Basta baixar os arquivos da pasta pública da hospedagem antiga para o seu computador. Em seguida, conecte-se com o servidor novo para transferir do seu computador para a pasta pública da nova hospedagem.
  • Através do painel de controle de sua hospedagem, você conseguirá migrar também o bando de dados. Geralmente as hospedagens utilizam o PHPMyAdmin para exportação. Uma janela pedirá que você defina onde salvar o banco de dados e o arquivo SQL (tabelas, configurações e informações do banco de dados).
  • No PHPMyAdmin da nova hospedagem, você conseguirá criar um novo banco de dados, e depois importar o banco de dados e o arquivo SQL salvos anteriormente.

E-mails: como migrar de hospedagem

 Abaixo, daremos algumas dicas de como migrar também os seus e-mails de um servidor para outro.

Você poderá mover seus e-mails a partir de um programa relacionado que já esteja em seu computador, como o Outlook.

  • Instale o programa de e-mails, caso não o tenha.
  • Na nova hospedagem, recrie sua conta de e-mail.
  • No programa de e-mail, insira sua conta antiga utilizando o protocolo iMap, e, em seguida, insira a conta nova utilizando o endereço do servidor. Caso tenha duvidas, busque ajuda com a hospedagem contratada sobre como migrar o e-mail antes de migrar o DNS.
  • Na sua caixa de entrada selecione as mensagens que deseja migrar, clique com o botão direito do mouse e seleciona “Copiar para”. Abrirá um menu em que você conseguirá selecionar a nova conta de email, criada na nova hospedagem. Esse processo poderá demorar.

Muita atenção ao migrar

Toda migração de hospedagem deve ser feita com muito cuidado e deve ser revisada incansavelmente, para evitar que seu site fique fora do ar por motivos diversos.

Antes de migrar também o seu domínio para a nova hospedagem, certifique-se que tudo o que você precisa foi transferido. Lembre-se que, a partir do momento em que o domínio for direcionado a nova hospedagem, será esse o site que seus clientes encontrarão ao digitarem sua URL.

Considerações finais

Você deverá estudar com muita cautela a nova hospedagem contratada, entende-la completamente para que o serviço de seu site seja completamente adequado. Se você pretende manter características especificas de sua hospedagem antiga, por exemplo, precisará entender se o novo provedor possuí o mínimo necessário para manter essas características em vigência.

Conheça o suporte técnico oferecido pela hospedagem, bem como horário de atendimento e dias da semana. Escolha aquela que tem certeza que não lhe abandonará num momento de necessidade. Qualquer outra dúvida sobre como migrar de hospedagem poderá ser tirada junto ao seu servidor.

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *