Dicas para evitar que o seu site fique fora do ar

Quando publicamos um site, a última coisa que queremos ou esperamos é que ele saia do ar. Como sabemos a internet é feita para trabalhar 24h initerruptamente, nesse sentido saber como evitar o site fora do ar é uma saída nesse tipo de momento.

Na verdade problemas acontecem de vez em quando e é muito comum se deparar com um site fora do ar.

Porém ha casos que esse “pequeno problema” pode se tornar um problemão, principalmente tratando-se de um site de banco, por exemplo, onde a sua finalidade é um serviço especifico que poderia deixar muitas pessoas na mão.

Mas quando o assunto é nosso site a questão fica ainda mais complicada. Isso porque se você possui um site para divulgar seus serviços, ao sair do ar você poderá ter algum prejuízo para o seu negócio.

Nesse artigo vamos ressaltar as principais consequências sobre um site fora do ar, como identificar os possíveis problemas e também destacar algumas maneiras de evitar que isso ocorra.

Como evitar o site fora do ar e como saber os motivos pelos quais isso ocorre

São tantos motivos que pode causar a queda de um site que é quase impossível relatar todos.

Porém existem algumas causas que são mais comuns e do conhecimento de grande parte das pessoas. Abaixo relataremos algumas delas:

  • O domínio pode estar expirado: Quando o domínio não é renovado por algum motivo, o site fica automaticamente fora do ar. A renovação do domínio de um site ocorre anualmente, o que em muitos casos pode facilitar o esquecimento. Em sua grande maioria as empresas de registros enviam um email avisando sobre a data de expiração. Quando isso ocorre há um prazo de 30 dias de congelamento e ao seu término, caso a renovação não seja efetivada, ele ficará disponível para o publico em geral.
  • Erros na programação: em casos que o site é feito com uma programação mais dinâmica como o PHP, por exemplo, podem ocorrer determinados erros de programação que dificultam o carregamento das páginas do site. `Porém caso isso ocorra é necessário ter atenção, pois não se trata de um erro aleatório e geralmente está ligado a alguma modificação no código-fonte do site.
  • Configuração do servidor: Quando há um erro de escrita no arquivo de configuração do servidor ocorre de o site ficar inteiro fora do ar. Nesses casos, é exibida uma página de erro, mencionando o código de erro 500.
  • Uso dos recursos do servidor em excesso: Muitas pessoas não sabem mas os servidores de hospedagem possuem alguns limites de utilização, principalmente quando se trata de uma hospedagem compartilhada. Quando alguns sites passam por picos de tráfego ou até mesmo sistemas não otimizados, há uma sobrecarga no servidor, que pode ficar congelado.
  • Data Center: Há casos em que as próprias empresas de hospedagem podem passar por problemas em seu data center. Em grandes empresas esse problema é muito raro hoje em dia, mas quando isso ocorre é um grande susto. Vários sites podem ficar simultaneamente fora do ar!

Como saber se o seu site está fora do ar?

Pode parecer loucura, mas em muitos casos o fato de você não conseguir acessar seu site não quer necessariamente dizer que ele esteja fora do ar.

Existem outras variáveis que podem causar dificuldade de acessos, como problemas com a conexão da internet, por exemplo.

Para saber como evitar o site fora do ar, ou até mesmo ter certeza se realmente há algum problema acontecendo, há alguns pontos que você pode verificar para certificar-se sobre o que de fato está acontecendo.

Nesse caso você pode verificar a conexão da sua internet: Tente acessar outros sites para verificar se eles também estão fora do ar. Acesse também por meio de outro aparelho, como o celular ou tablete com conexão de dados.

Considerações finais

Para evitar que esse problema ocorra com frequência é muito importante ter um site otimizado, fazer o monitoramento de todos os recursos de desempenho, investir em segurança e por ultimo ter uma hospedagem de qualidade. Seguindo esses passos e dicas você poderá saber como evitar o site fora do ar em várias situações, evitando muita dor de cabeça na medida que poderá combater os problemas muito mais rapidamente!

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *