Linux ou Windows? Veja qual a melhor hospedagem

Muitas pessoas que estejam começando ou que já tenham experiência com a criação de sites provavelmente já se depararam com a duvida: Hospedagem Linux ou Windows?

Afinal, qual é a melhor plataforma? Se você já caiu em meio a essa questão, provavelmente já saiba que há outras que surgem logo em seguida, certo?

Questões sobre conseguir utilizar o Linux sem nunca ter tido contato com a plataforma ou o receio de escolher a opção errada são as mais comuns e as que mais incomodam os profissionais da área.

Mas afinal, qual é a melhor resposta? Será que ela existe?

Sim! É possível ter resposta para todas elas, e embora não pareça de maneira fácil e simples.

Nesse artigo vamos detalhar como um pouco de conhecimento básico possibilita entender as diferenças e também saber como decidir pela plataformas mais adequada para cada tipo de caso.

Saiba quais as principais diferenças para decidir sobre a hospedagem Linux ou Windows

Não é nenhuma surpresa afirmar que a principal diferença entre as duas plataformas é o sistema operacional.

Os servidores Windows possuem versão do software IIS, que quer dizer Internet Information Services. Já os servidores Linux geralmente são configurados com o servidor Apache.

No caso dos servidores web, entre as distribuições mais comuns estão CentOS, Debian, Red Hat, Ubuntu, entre outras.

Esta variedade de distribuições se deve ao fato de que o código-fonte do Linux é gratuito e aberto, chamado de open source, o que estimula muito empresas e organizações a criarem sua própria versão do Linux.

Outro ponto importante de se ressaltar é o fato de que o sistema operacional do servidor de hospedagem selecionado não possui nenhuma relação com o sistema operacional instalado no computador.

Há casos em que se pode escolher o servidor Linux mesmo que se tenha utilizado um computador com sistema operacional do Windows ou Mac OS para criar o seu site.

Na verdade o que irá influenciar na hora de escolher a plataforma mais adequada são outros detalhes.

Mas afinal, o que é melhor: Hospedagem Linux ou Windows

Primeiro, para considerar a sua resposta  relacionada a Hospedagem Linux ou Windows, é preciso verificar questões a respeito do seu site ou aplicações que você queira hospedar.

Uma avaliação a ser feita é com relação à linguagem que será usada, por exemplo, se o seu site for construído com programação PHP, então o melhor seria optar por Linux.

Saiba que apesar do Windows também rodar PHP, essa linguagem é nativa do servidor Linux e optar por ele significa ter melhor aproveitamento.

Já as linguagens nativas criadas para Windows são ASP. E .NET por exemplo. Ambas são suportadas por servidores IIS.

Em casos que o site não utilize linguagens de programação no servidor e contenha somente CSS e HTML, qualquer uma das plataformas em questão poderá atender perfeitamente sem maiores problemas.

Investimentos na hora de tomar a sua decisão

Dentre as muitas questões já mencionadas, principalmente com relação à tecnologia, um aspecto que interfere drasticamente na escolha de hospedagem Linux ou Windows está relacionado com a questão comercial, ou seja, preço.

Mesmo não sendo uma regra, em grande parte dos casos a hospedagem Windows é mais cara. Isso ocorre porque a empresa de hospedagem precisa repassar um custo com relação à licença de uso.

Já ao se optar pela hospedagem Linux, facilita a questão de investimento, já que a licença de uso não existe devido ao fato que se trata de um software com distribuição totalmente gratuita.

Faça a sua escolha e priorize as suas necessidades!

Como pudemos acompanhar anteriormente, ambas as tecnologias suportam varias tecnologias.

Porém cada uma possui o seu próprio desempenho, maior ou menor, variando de acordo as limitações e linguagens nativas de cada um.

Em casos em que se perceba muito dificuldade para se decidir pela hospedagem que será usada tente priorizar o tipo de tecnologia que você pretende adaptar.

Se você decidir por uma tecnologia que seja exclusiva da Microsoft, como ASP. Ou .NET procure escolher um servidor de hospedagem Windows. Do contrário, você poderá optar por um servidor de hospedagem Linux.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais as principais diferenças e características com relação à hospedagem Linux ou Windows, basta seguir as dicas citadas e tomar a sua decisão!

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Um comentário em “Linux ou Windows? Veja qual a melhor hospedagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *