O que é um certificado digital SSL e porque devo utilizar?

Você sabe o que é certificado SSL e qual a sua real importância? Se a sua resposta foi “não”, esse artigo será muito importante para o melhor desenvolvimento da sua página virtual.

O SSL é apenas a abreviação para Secure Socket Layer, que se trata de um protocolo que foi desenvolvido para elevar a segurança dos dados que são transmitidos pela internet. O certificado SSL poderá ser usado em muitos serviços, sendo que o mais comum é para o acesso em páginas virtuais.

No caso de páginas com esse tipo de certificado, o endereço para a ser no seguinte formato: https://endereçodaweb. Esses endereços acabam sendo recomendados para quem deseja inserir números de senhas, cartão de crédito e qualquer outra informação importante e sigilosa na internet.

As conexões via SSL são particularmente recomendadas para envio de informações como números de cartão de crédito, senhas e qualquer outra informação sigilosa via internet.

Nesse artigo nós vamos trazer especialmente para você leitor, algumas informações importantes sobre o certificado SSL, por isso acompanhe tudo o que foi desenvolvido. Boa leitura!

O certificado SSL e a sua real importância

O SSL consegue fazer o uso de criptografia e garante o sigilo das informações que são depositadas pelo usuário dentro dos servidos oferecidos pela web. A consequência disso, é uma maior segurança durante a navegação.

Podemos considerar que o certificado SSL possui a função de certificar (como o próprio nome já sugere) que o site em questão, realmente é seguro e não é uma cópia do original. Esse processo é realizado pelas empresas que emitem esse tipo de certificado.

Se você possui uma página virtual, todas as vezes que os usuários estiverem acessando o seu site e o mesmo estiver protegido por um certificado, será apresentado uma chave ou um cadeado na barra de status. Isso vai indicar para o usuário de que a comunicação realmente é segura.

Os certificados mais tradicionais acabam exigindo que você clique na chave ou no cadeado para conseguir conferir as informações do detentor do certificado em questão.

Os certificados podem ser emitidos para um Ip Dedicado ou também compartilhado.

A importância desse certificado para um e-commerce

A internet é uma grande porta de entrada para o comércio eletrônico e para as transferências de dados virtuais, o que acaba trazendo uma nova forma de negócio tanto para as pequenas empresas, grande empresas e até pessoas físicas.

Infelizmente alguns criminosos também estão na internet e principalmente no comércio eletrônico. Muitos hackers, fraudadores e até terroristas cibernéticos estão poluindo completamente esse comércio.

A maior preocupação das empresas atualmente é conseguir manter a segurança das suas transações virtuais, protegendo as suas lojas e sites da melhor maneira possível.

É justamente o certificado SSL que consegue oferecer autenticidade, informando para o usuário que o seu site realmente é o seu site (não é uma cópia) e também garante que os dados que serão informados realmente estão seguros.

O SSL já considerada uma tecnologia bastante comum e não dá para querer manter um site e principalmente um e-commerce, sem esse tipo de certificado. Se você realmente quer os seus usuários sintam credibilidade pela sua página, é melhor se adaptar a essa realidade.

A grande maioria dos usuários que estão presentes na internet, já sabem identificar se uma loja é realmente segura ou não, por isso não dá para ficar adiando esse tipo de serviço.

Você jamais deve pensar que esse certificado será um gasto a mais para os seus negócios e sim um investimento que realmente vai ser capaz de gerar muito lucro. Quando um usuário verificar que a sua página é segura, com certeza não irá sentir medo de realizar a sua compra.

Considerações finais

Agora você já sabe o que é um certificado SSL e qual a sua importância, não deixe o seu site ficar para trás entre a concorrência, principalmente quando o que está sendo avaliado é a segurança oferecida aos usuários e possíveis clientes.

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *