Você sabe o que é um ataque DDoS e como se proteger?

Muitas ameaças permeiam o universo da internet. Boots, TROJANs e afins são inúmeros e diversificados, podendo afetar diferentes esferas, em diferentes densidades. Nesse meio de ameaças constantes, existem os chamados DDos. Mas afinal, o que é um ataque DDos?

A premissa do DDos (Distributed Denial of Service) é sobrecarregar um sistema para que ele não suporte o tranco e entre em pane. Dessa maneira, o DDos lançará uma quantidade infindável de informações até o site que deseja prejudicar, até que ele entre em colapso.

Isso é feito da seguinte maneira: o DDos poderá “escravizar” milhares de computadores, chamados de zumbis, que tentarão acessar ao mesmo tempo um mesmo ambiente de um determinado site.

Imagine que para chegar a uma sala especifica exista um corredor. Esse corredor possui uma capacidade média de pessoas que podem transitar ao mesmo tempo. Quando superlotado, o tráfego por esse corredor se tornará mais lento, mais difícil e poderá entrar em estado de pane.

É exatamente dessa maneira que o DDos age. Ele lota o “corredor” do servidor. Os servidores possuem uma quantidade limitada de usuários que podem acessá-lo simultaneamente.

É comum, por exemplo, no momento da abertura de vendas de entradas para um show muito famoso, que o site que fornece esses ingressos “caia”. Isso porque um número inesperado de acessos ocorreu ao mesmo tempo, superando a capacidade do servidor.

Alguns indícios, como a internet lenta mesmo com poucos serviços sendo executados, pode indicar que seu computador é um dos computadores zumbis dominados pelo mestre (hacker).

O DDos funciona exatamente assim. Dependendo de sua agressividade, o servidor travará ou cairá completamente.

Alguns estudos apontam que os ataques DDos tem crescido consideravelmente em números, o que torna o ambiente da internet cada dia mais inseguro.

Proteja-se de um ataque DDos

 Agora que você já entendeu o que é um ataque DDos e como ele funciona, lhe daremos algumas dicas de como se proteger de um ataque.

Grandes sites já foram vítimas de ataques DDos. Amazon, Yahoo, CNN são alguns dos grandes nomes que já foram duramente atacados por esse tipo de ameaça.

No entanto, existem algumas maneiras de se proteger, ou ao menos se tornar menos vulnerável, a esse tipo de ataque.

Acompanhe abaixo algumas dicas de como se proteger ou combater um ataque DDos:

  • Proxy reverso: a implantação de um Proxy reverso irá barrar qualquer todo usuário não autenticado. Mas, em algumas situações o Proxy Reverso também pode sair de serviço, se o ataque DDos for muito grande.
  • Elabore uma cartilha: coloque a disposição de sua equipe e empresa uma cartilhad e como agira em caso de ataque DDos. Essa cartilha deve conter informações sucintas e claras, que podem ser rapidamente aplicadas para diminuir os danos.
  • Conheça sua empresa de hospedagem: faz parte do bom atendimento de uma empresa de hospedagem oferecer segurança a seus clientes. Dessa maneira, diante de um ataque DDos, você poderá consultar a empresa de hospedagem para solicitar ajuda técnica.
  • Serviço de proteção especializado: você poderá contratar um serviço de proteção especializado em combater ataques DDos. Eles são mais caros, porém infinitamente mais eficientes que os demais serviços de proteção. De modo geral, o serviço especializado de combate a ataque DDos conseguirá combater o ataque logo no inicio, impedindo a queda do servidor.

Backup meu amigo

 Não existe nenhuma forma de estar completamente protegido de um ataque DDos. Esse tipo de ataque evoluiu muito e se expandiu de forma impressionante.

Portanto, tenha sempre um ou mais backups de todo o material contido em seu site.

Dessa maneira, mesmo diante de um agressivo ataque, você conseguirá se recuperar mais rapidamente, evitando a perda completa de seu conteúdo.

Considerações finais

Além das dicas que demos acima, o backup é uma forma de se armar contra vários problemas que podem vir com a web. A internet é um ambiente ilimitado, e muita gente está em contato com você, mesmo que você não perceba. A melhor forma de se resguardar e resguardar o seu negócio e manter cópias de seus conteúdos espalhadas por diferentes devices.

Assim, ainda que haja uma pane de software e hardware, você terá seu material em mãos. Agora que você já sabe o que é um ataque DDos e entendeu como pode se prevenir ou diminuir os danos causados, basta partir para a batalha.

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *