Você sabe o que é cPanel? Trata-se do painel de controle oferecidos por todos os planos de hospedagem de sites presentes no mercado.
Seu nome é uma abreviação de Control Panel, porém é referente à uma marca registrada pela empresa que o idealizou e que o mantém até os dias de hoje.
Sua principal característica é o fato de ser um sistema interativo, com a possibilidade de administrar diversos recursos de suas contas por meio de apenas alguns cliques.
Nesse artigo abordaremos alguns aspectos para que você entenda a importância desse painel de controle e como ele pode ajudar você a gerenciar o seu negocio online!
O que é cPanel e como ele surgiu?
Como falamos inicialmente o cPanel é um tipo de painel de controle utilizado em planos de hospedagem de sites por todo mundo.
Esse painel permite, por meio de uma interface intuitiva gerenciar e realizar alterações diversificadas no servidor de hospedagem.
Entre as diversas possibilidades, há a inclusão de novos domínios, criação de contas de e-mail e banco de dados, gerenciamento e envio de arquivos para o servidor, publicação de sites, entre outros.
Esse painel de controle foi lançado em 1997 e muito rapidamente ganhou grande popularidade entre usuários e empresas, o que o tornou o painel de controle mais utilizado do mundo!
A cada 6 segundo aproximadamente um novo domínio é publicado na internet por meio de seus recursos. Incrível né?
Entenda as diferentes aparências do cPanel.
Por ser uma ferramenta extremamente flexível, ela pode facilmente ter a sua interface modificada por uma empresa de hospedagem que esteja lhe oferecendo.
Mesmo podendo apresentar diferenças em sua aparência de uma empresa de hospedagem para a outra, seus principais recursos de mantém os mesmos, com exceção de alguns itens que podem ser inseridos por cada fornecedor.
Recursos mais comuns como, por exemplo, a configuração de domínios ou criação de e-mails podem ser manter os mesmos na maioria dos casos.
O usuário também pode realizar algumas mudanças no cPanel, como personalizar a sua aparência para facilitar sua experiência de navegação e conforme seu gosto.
Porém em alguns casos há algumas customizações que não são disponibilizadas por todas as empresas para os usuários, como por exemplo, a alteração do layout de interface da ferramenta.
Outro ponto positivo é o fato de o usuário ter autonomia de organizar os blocos de recursos conforme a sua preferencia e necessidade. Tudo isso pode ser feito apenas arrastando os elementos pela tela.
Saiba mais sobre os recursos e informações gerais
Já que você já está devidamente apresentado para essa poderosa e famosa ferramenta, chegou a hora de conhecer um pouco melhor seus recursos e os motivos que a tornam tão popular!
Como padrão o cPanel possui duas colunas, sendo uma referente a informações uteis referente ao status da conta, ou seja, você pode visualizar o uso de memória e CPU, estatísticas de uso do servidor, tráfego, entre outros.
Já na segunda coluna é possível localizar blocos que são agrupados por categorias, contendo links que apontam todas as ações disponíveis na ferramenta.
Recursos exclusivos para as empresas de hospedagem
O cPanel é disponibilizado para as empresas de hospedagem de forma modular, ou seja, as próprias empresas têm autonomia de incluir funcionalidades próprias e até mesmo exclusivas para o seu publico alvo.
Existem centenas de empresas no Brasil e no mundo que disponibilizam os serviços, com diversos planos de hospedagem e outras modalidades de contratação.
O cPanel é mais importante do que você imagina!
Como você pode conhecer um pouco melhor nesse artigo, essa ferramenta é extremamente poderosa e eficiente em diversos aspectos relacionados ao gerenciamento de hospedagem.
É por meio dele que você organiza suas demandas e necessidades com poucos cliques e otimiza o dia-a-dia do seu site sem perder muito tempo e com muita eficiência.
É possível publicar ou até mesmo “despublicar” sites, apagar ou criar contas de e-mail e ter total acesso ao conteúdo presente no seu servidor de hospedagem.
Nesse sentido, nunca é demais ressaltar que todo acesso a ele deve ser restrito aos administradores ou donos da conta, pois em mão erradas o problema pode até ser irreversível.
Considerações finais
Então, para quem quer autonomia, praticidade e organização no gerenciamento do seu site, nada mais justo do que aproveitar todas as facilidades que o cPanel oferece!