Sabe o que é o painel cPanel? Veja mais detalhes aqui

Você sabe o que é cPanel? Trata-se do painel de controle oferecidos por todos os planos de hospedagem de sites presentes no mercado.

Seu nome é uma abreviação de Control Panel, porém é referente à uma marca  registrada pela empresa que o idealizou e que o mantém até os dias de hoje.

Sua principal característica é o fato de ser um sistema interativo, com  a possibilidade de administrar diversos recursos de suas contas por meio de apenas alguns cliques.

Nesse artigo abordaremos alguns aspectos para que você entenda a importância desse painel de controle e  como ele pode ajudar você a gerenciar o seu negocio online!

O que é cPanel e como ele surgiu?

Como falamos inicialmente o cPanel é um tipo de painel de controle utilizado em planos de hospedagem de sites por todo mundo.

Esse painel permite, por meio de uma interface intuitiva gerenciar e realizar alterações diversificadas no servidor de hospedagem.

Entre as diversas possibilidades, há a inclusão de novos domínios, criação de contas de e-mail e banco de dados, gerenciamento e envio de arquivos para o servidor, publicação de sites, entre outros.

Esse painel de controle foi lançado em 1997 e muito rapidamente ganhou grande popularidade entre usuários e empresas, o que o tornou o painel de controle mais utilizado do mundo!

A cada 6 segundo aproximadamente um novo domínio é publicado na internet por meio de seus recursos. Incrível né?

Entenda as diferentes aparências do cPanel.

Por ser uma ferramenta extremamente flexível, ela pode facilmente ter a sua interface modificada por uma empresa de hospedagem que esteja lhe oferecendo.

Mesmo podendo apresentar diferenças em sua aparência de uma empresa de hospedagem para a outra, seus principais recursos de mantém os mesmos, com exceção de alguns itens que podem ser inseridos por cada fornecedor.

Recursos mais comuns como, por exemplo, a configuração de domínios ou criação de e-mails podem ser manter os mesmos na maioria dos casos.

O usuário também pode realizar algumas mudanças no cPanel, como personalizar a sua aparência para facilitar sua experiência de navegação e conforme seu gosto.

Porém em alguns casos há algumas customizações que não são disponibilizadas por todas as empresas para os usuários, como por exemplo, a alteração do layout de interface da ferramenta.

Outro ponto positivo é o fato de o usuário ter autonomia de organizar os blocos de recursos conforme a sua preferencia e necessidade. Tudo isso pode ser feito apenas arrastando os elementos pela tela.

Saiba mais sobre os recursos e informações gerais

Já que você já está devidamente apresentado para essa poderosa e famosa ferramenta, chegou a hora de conhecer um pouco melhor seus recursos e os motivos que a tornam tão popular!

Como padrão o cPanel possui duas colunas, sendo uma referente a informações uteis referente ao status da conta, ou seja, você pode visualizar o uso de memória e CPU, estatísticas de uso do servidor, tráfego, entre outros.

Já na segunda coluna é possível localizar blocos que são agrupados por categorias, contendo links que apontam todas as ações disponíveis na ferramenta.

Recursos exclusivos para as empresas de hospedagem

O cPanel é disponibilizado para as empresas de hospedagem de forma modular, ou seja, as próprias empresas têm autonomia de incluir funcionalidades próprias e até mesmo exclusivas para o seu publico alvo.

Existem centenas de empresas no Brasil e no mundo que disponibilizam os serviços, com diversos planos de hospedagem e outras modalidades de contratação.

O cPanel é mais importante do que você imagina!

Como você pode conhecer um pouco melhor nesse artigo, essa ferramenta é extremamente poderosa e eficiente em diversos aspectos relacionados ao gerenciamento de hospedagem.

É por meio dele que você organiza suas demandas e necessidades com poucos cliques e otimiza o dia-a-dia do seu site sem perder muito tempo e com muita eficiência.

É possível publicar ou até mesmo “despublicar” sites, apagar ou criar contas de e-mail e ter total acesso ao conteúdo presente no seu servidor de hospedagem.

Nesse sentido, nunca é demais ressaltar que todo acesso a ele deve ser restrito aos administradores ou donos da conta, pois em mão erradas o problema pode até ser irreversível.

Considerações finais

Então, para quem quer autonomia, praticidade e organização no gerenciamento do seu site, nada mais justo  do que aproveitar todas as facilidades que o cPanel oferece!

Lucas Gabriel Coelho

Autor - SkyHost Web Hosting Services | www.skyhost.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *