7 formas de usar o Instagram para o seu negócio

Mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo já estão usando o Instagram para negócios, e mais de 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil de marca todos os dias. Como um simples aplicativo de compartilhamento de fotos se tornou uma importante plataforma de vendas?

Em 2010 foi lançada a primeira versão do aplicativo com um objetivo bem simples: tirar fotos de um momento cotidiano, escolher um filtro (ou não) e compartilhar para ficar registrado. Aos poucos, novas funcionalidades foram sendo acrescentadas para melhorar a experiência do usuário até que, em 2012, ele foi comprado pelo Facebook.

É aí que o Instagram alcançou um novo status, ganhou novas funcionalidades, como o boomerang e os stories, e mudou até sua identidade visual.

Foi nessa toada que o Instagram acabou se transformando em uma plataforma de negócios para as empresas, que ganharam o direito de criar anúncios segmentados para a base de usuários da rede.

Com o foco do Facebook em conectar pessoas com conteúdo de familiares e amigos, o Instagram se tornou o novo queridinho das marcas, um lugar onde o engajamento é alto, os seguidores são leais e metas reais de negócios podem ser alcançadas. Além disso, todos os seus seguidores sempre verão tudo o que você posta em algum momento da rolagem do feed, sem ocultar nada, ao contrário do que acontece no Facebook.

Ainda não está por dentro de tudo sobre o Instagram para negócios? Veja como usar a rede para dar uma turbinada nas suas vendas.

1. Crie uma conta comercial do instagram

O Instagram for Business, lançado em 2016, permitiu que os negócios pudessem ter acesso a recursos exclusivos, como a possibilidade de inserir opções de contato (telefone, e-mail e endereço) e acompanhar o perfil dos seguidores para analisar o melhor horário para publicações.

Ao criar uma conta comercial, você deve tomar cuidados para que ela já desperte o interesse dos seguidores. Use o nome da empresa para criar seu usuário, escolha uma foto bacana com o seu logo, de preferência, a mesma usada em outros perfis sociais para ajudar as pessoas a identificarem instantaneamente sua marca.

Escreva uma biografia simples e direta sobre o que a empresa oferece. Aproveite este pequeno espaço para transmitir a personalidade da marca. Aqui vale usar tópicos e emojis, que ajudam a passar muitas informações em apenas um caractere. Adicione o link do seu site, caso ainda não tenha, então anote o desenvolvimento do site como uma pendência e futuramente, após a sua criação, atualize o seu perfil com esta informação e de outros canais também.

2. Utilize o Instagram Shopping

Com a funcionalidade, as marcas podem agora usar o aplicativo para vender a partir de posts orgânicos. Assim, é possível criar posts com links que encaminham para a loja sem pagar nada por isso. Isso facilita a jornada do cliente, que poderá finalizar a compra de forma mais rápida.

Mas atenção: para ativar essa funcionalidade, é necessário que sua conta seja comercial e esteja ligada ao perfil de negócios no Facebook. Além disso, é preciso um site para sua loja virtual, assim você poderá importar a informação do seu catálogo de produtos.

3. Anuncie no Instagram

Como vender pelo Instagram? Patrocinar conteúdo pode ajudar bastante! Ao fazer anúncios pagos, você pode inserir uma chamada e um link neles, que pode ser seu perfil, seu site, um formulário ou sua loja virtual. Todas essas possibilidades aumentam as chances de conversão, pois o usuário pode ser direcionado diretamente para a página de venda.

É muito importante definir o público com o máximo de precisão para ter bons resultados. E além de ter um cuidado para produzir imagens bonitas, deixe claro que aquele é um produto ou serviço à venda por meio da legenda e da chamada.

Como sempre falamos, o mais importante é saber quem é seu público. Antes de decidir o que postar, pense em quem verá seu conteúdo. Além de investir em publicidade, você também pode fazer stories, lives, vídeos, carrosséis, entre outros formatos.

Tudo isso serve para engajar o público em torno da sua marca e gerar vendas. Os resultados, porém, dependem de uma boa estratégia para o Instagram, com a definição de objetivos, métricas e cronogramas.

4. Crie conteúdo interessante no seu Instagram para negócios

Agora pense no conteúdo que irá criar. Sim, você pode fazer postagens sobre vendas de seus produtos e serviços, mas não só isso. Lembre-se que as redes sociais são, antes de tudo, canais de relacionamento e as pessoas gostam de histórias.

Crie um conteúdo que tenha a ver com seu universo de atuação, com dicas, atualidades e humor. Você pode fazer vídeos curtos do cotidiano, colher depoimentos dos clientes, postar fotos dos clientes utilizando os produtos e da equipe em momentos de descanso.

E lembre-se: o Instagram é uma rede essencialmente visual, então capriche nas fotos e na imagem que irá postar.

Não adianta publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis, isso pega super mal e de, quebra você ainda pode desinteressar seus seguidores e atrapalhar sua própria estratégia de marketing.

Use os stories para contar histórias. Parece óbvio, mas não custa lembrar que toda história deve ter um início, meio e fim. Portanto, não publique histórias avulsas que confundem a cabeça do cliente com elementos soltos e desconexos.

Aproveite que os conteúdos desaparecem em 24 horas para assumir riscos criativos com fotos e vídeos que chamam a atenção. Promoções relâmpago também são uma ótima para esse canal.

5. Utilize hashtags no seu Instagram

As hashtags do Instagram são uma ótima maneira de exibir conteúdo gerado pelo usuário. Você sabia que pode usar até 30 hashtags por postagem? Sabe o que isso significa? Na teoria, que a cada nova postagem você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. No entanto, é recomendado que você não use todas.

Especialistas recomendam o uso de 10 hashtags por postagem em perfis com mais de 1000 seguidores. Para os que possuem menos seguidores, o ideal é entre 4 e 5 hashtags, por isso, use-as com sabedoria!

6. Fale com seus seguidores

As pessoas que se conectam com a marca esperam que ela esteja próxima e de alguma maneira conectadas a elas. Os usuários interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags. Não os deixe falando sozinhos. Reserve um tempo para se relacionar com os clientes, respondendo, interagindo e comentando.

7. Encontre os influenciadores certos para seus negócios

Já falamos como os influenciadores digitais brasileiros podem impulsionar o seu negócio. Identifique as pessoas que são importantes para a sua marca: faça um levantamento de blogueiras regionais, empresas parceiras, formadores de opinião, celebridades e busque formas de parceria para divulgar o seu negócio.

É muito comum que esses influenciadores divulguem perfis de terceiros utilizando-se da permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da divulgação. Em alguns casos cobra-se um valor por postagem.

Parece trabalhoso? E é.

Aprender a divulgar seu negócio na rede social que mais cresce no mundo é um bom caminho para sua empresa. Com tantos usuários, ela acaba sendo um ótimo espaço para campanhas direcionadas.

Para usar seu instagram para negócios, conheça ao máximo seu público e tenha uma boa estratégia de marketing digital. E para facilitar tudo isso, maximizando os resultados,  conte com profissionais qualificados, especialistas na área.

O marketing digital pode demandar tempo e a ideia de terceirizar esse setor na sua empresa pode ser mais barata do que todo o seu esforço em fazer tudo sem ajuda.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

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