Como as técnicas de SEO podem melhorar o posicionamento do seu site

Algumas iniciativas do marketing digital que são desenvolvidas em favor de resultados mais vantajosos para as empresas, como a expansão da marca, captação de contatos e parceiros mais positivos com clientes em potencial e antigos. Dessa forma, uma das principais estratégias recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization) e tem ligação com o aprimoramento das páginas e conteúdos das empresas para alcançar posições favoráveis em mecanismos de busca, o que tem impacto no tráfego orgânico e visibilidade.

Para compreender a importância do investimento em técnicas SEO, é interessante imaginar uma situação real de procura, por exemplo, um cliente que tem interesse por transportadoras em SP, sem dúvidas, diversos resultados serão apresentados na plataforma de pesquisa utilizada e uma boa posição, em especial, com um conteúdo de qualidade, pode ser decisiva.

Além desses aspectos, é válido abordar que as páginas que ocupam as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa após os resultados pagos, são determinadas por robôs, que têm como foco promover uma experiência positiva para os usuários, logo, a autoridade dos sites e relevância são duas questões de grande impacto.

Para que de fato a otimização dos sites e a empresa alcance mais pessoas, é preciso que diferentes técnicas sejam trabalhadas e que exista a combinação de diferentes aspectos. Nesse contexto, há dois grupos que reúnem requisitos de posicionamento: SEO On Page e Off Page.

O primeiro grupo tem relação com os fatores das páginas, o que reforça a importância de estruturar estrategicamente os conteúdos para que os robôs identifiquem códigos adequados, por exemplo, de imagens e títulos. Já com relação ao Off Page, são aspectos externos, como hiperligações em outros domínios.

O papel da palavra-chave

Ao se tratar de conteúdos elaborados, no marketing digital, as palavras chave têm um papel fundamental. É importante abordá-lo antes de outros temas das técnicas de SEO para que exista uma melhor compreensão a respeito. Basicamente, a palavra-chave (keyword) é um termo constituído de uma ou mais palavras e se refere nas formas de busca pelo usuário.

Por exemplo, um empreendedor que almeja investir em sistemas de segurança, pode realizar buscas abrangentes sobre este tema ou procurar de maneira mais específica por empresa de instalação de câmeras. Por essa razão, palavras-chave são estudadas dentro de temas específicos e situadas de maneira estratégica nos conteúdos, para que um maior número de acessos seja viabilizado.

A elaboração da palavra-chave para ser incluída aos textos pode estar relacionada diretamente com alguns fatores, como pesquisa relacionadas com conteúdos da concorrência, metas da estratégia, o perfil do público-alvo, entre outras análises relevantes para obter um direcionamento mais claro.

Fatores de SEO On Page

Conforme citado, os fatores on page são trabalhados dentro do site e são imprescindíveis para que os recursos empregados nos buscadores identifiquem que o conteúdo tem relevância para os termos procurados pelas pessoas. Entre tais fatores, é interessante abordar:

  • URL amigável ;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Título interno;
  • SEO Title;
  • Otimização de imagens.

A URL corresponde ao endereço da página e por essa razão, estruturá-la para que seja precisa pode contribuir com que os leitores a selecionem com maior facilidade. Alguns dos elementos que devem ser evitados nas URLS são números, opções que talvez sejam confusas para os leitores e/ou muito extensas.

Em relação ao conteúdo, a qualidade deve ser sempre uma prioridade e o consumidor em potencial, ao ler cada parte, deve ter suas necessidades atendidas. Por exemplo, na procura por características e empresas que oferecem o serviço de manutenção de elevadores, caso o usuário não identifique um conteúdo bem estruturado e relevante, facilmente procurará outro. O tamanho também pode influenciar, mas sem a qualidade necessária, as chances de alcançar melhores posições nos buscadores, serão reduzidas drasticamente.

O título interno corresponde ao title tag e é visualizado quando o usuário está na página. É fundamental que seja bem produzido, pois ele é o primeiro elemento que será visto e tem grande influência para ampliar o interesse. Já o SEO Title tem uma funcionalidade distinta, pois é um item externo, que pode direcionar o leitor para o conteúdo. Nesse caso, é importante que seja objetivo, tenha a palavra-chave e cerca de 50 caracteres.

No momento de salvar a imagem, o ideal é evitar espaços e utilizar a palavra-chave, com separação através de hifens. Além disso, sem um texto alternativo (alt text) bem trabalhado, os robôs podem considerar as imagens como algo sem relevância para os usuários. Por esse motivo, na utilização de imagens é importante apresentar descrições precisas para auxiliar na detecção.

Como funciona o SEO Off Page?

O SEO Off Page está associado com elementos externos à página, sendo essenciais para a autoridade que a marca/conteúdo apresenta e consequentemente no impacto para os usuários, que são mensurados de diversas formas. A técnica de maior significado para o off page é o link building, pois fortalece a autoridade do domínio da empresa e do site como um todo. Basicamente, tem relação com indicações e o valor de cada link é avaliado pelos buscadores.

Dessa maneira, um perfil favorável de links apresenta principalmente diversidade e qualidade. Todavia, é de grande importância citar que o SEO off page vai além de links. Por exemplo, se uma fábrica de produtos de limpeza seja mencionada sem um link, ainda assim é algo que agrega ao se tratar dos indicadores de busca.

Quando se trata da otimização de páginas, também é importante que exista uma análise geral do desempenho apresentado pelo site. Um dos pontos mais vantajosos, é que por meio desse processo, é possível obter informações mais precisas para conduzir os negócios. Por meio do suporte profissional especializado nas análises e desenvolvimento de estratégias, é possível alcançar mais clientes e consequentemente, um maior faturamento.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *