Hospedagem e SEO: entenda a importância da velocidade para projetos de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) está relacionado ao uso do marketing digital para obter as melhores otimizações de sites. Nele, criam-se estratégias para ter um bom posicionamento desses sites nos resultados de pesquisa na internet.

Este marketing é de grande importância para a otimização de sites, fazendo com que apareçam bem ranqueados em pesquisas. Os critérios dos buscadores estão em constante mudança e são desconhecidos por aqueles que não fazem parte deste segmento.

Mas como desenvolver um bom projeto de SEO para obter um melhor desempenho em relação às pesquisas nos buscadores?

Hospedagem e SEO

Mesmo que as estratégias desenvolvidas pelo SEO sejam boas para os site ou para criar loja virtual, não será de grande relevância caso decida optar postar seu conteúdo em um server de caráter duvidoso.

Empresas que costumam pagar caro para promover em sites, podem perder muito pelo simples fato do provedor do site ser ruim.

Quanto a escolher promover em servidores estrangeiros: não terá impacto em seu SEO, você pode optar por empresas daqui ou americanas. Mas é importante lembrar que quando se decide promover em um servidor nacional, a conexão é mais rápida, tendo um grande impacto positivo em seu SEO.

Velocidade de carregamento

A velocidade que o carregamento do site irá funcionar depende de dois fatores: o provedor e o programador da hospedagem. Códigos devem ser criados para efetivar um bom desempenho entre os servidores, e infelizmente nem todos esses códigos são, afetando o carregamento da hospedagem independente de sua qualidade.

Para isso, é necessário um bom sistema de cache, tornando-se algo indispensável para a dinâmica de sites.

O provedor de hospedagem de sites é um dos fatores que influenciam na hora de entregar rapidamente suas páginas. Por isso é aconselhável que você teste a qualidade de seu link e a velocidade que seu conteúdo será processado.

Além disso, hoje a velocidade do site é um fator importante para o ranqueamento no google.

Uptime

A estabilidade gera um grande impacto em seu site, e o servidor que você optou precisa te assegurar isso. É de extrema importância que seu provedor seja estável, pois é o uptime quem faz o acompanhamento do tempo de desenvolvimento. O ideal é que ele seja de 100%, claro, podendo ter também um uptime de 99,9%. Ou seja, nada abaixo desse valor é aceitável.

Você também pode utilizar de um serviço gratuito chamado de Pingdom para monitoramento.

IP’s e quantidade de sites

Os IP’s não interferem em nada nas estratégias utilizadas pelo SEO, mas é sempre uma boa opção tê-los. A diferença que eles fazem é na quantidade e qualidade de sites que hospedam o mesmo servidor e IP. Quanto menor for a quantidade de IP’s numa mesma região, melhor.

Cloud Computing

O ambiente que o cloud computing oferece é mais econômico e pode lhe trazer uma melhor opção de hospedagem que sites dedicados e de hospedagem compartilhada. Trabalhar com o cloud computing não é obrigatório, mas é recomendado.

É a alternativa mais fácil e segura pois não existirá um compartilhamento de ambiente e não sofrerá com a interferência de outros sites, sendo o seu, o único no servidor.

Mesmo sendo uma boa opção para hospedagem, existem sites que oferecem um bom desenvolvimento para seu SEO.

Para você ter uma boa relação entre hospedagem e SEO, siga os seguintes aspectos:

  • Optar por um IP próprio no servidor, de preferência um dedicado;
  • Site estruturado em cloud computing, para ter uma alta escalabilidade;
  • Uptime sempre entre 99,9% e 100%;
  • Servidor de qualidade reconhecível;
  • Cache em memcached.

Invista corretamente em sua hospedagem para ter tempo de se dedicar ao seu conteúdo e estratégia, fatores que são de grande relevância em seu SEO.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *