Dicas de SEO – Como aplicar SEO em seu site?

Hello guys! Hoje preparamos algumas dicas especiais para você trabalhar no SEO do seu site. Vamos lá?

Veja como aplicar SEO em seu site seguindo alguns passos simples. Essas dicas são muito valiosas para você trabalhar em um melhor posicionamento na busca orgânica do Google!

Mas, antes de começar, você certamente já ouviu falar nesse termo. Por isso chegou até um conteúdo em que pode ver dicas práticas de como aplicar algumas técnicas de otimização nas páginas do seu website.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization que, traduzindo para o bom português, significa Otimização para Motores de Busca. Essa prática é um conjunto de configurações técnicas e estratégicas que, se aplicadas ao seu site, potencializam o posicionamento dele tanto para quem faz a pesquisa quanto para os motores de buscas.

Assim sendo, aplicando de modo correto as técnicas de SEO, é possível fazer otimização de sites e conseguir aparecer em melhores posições em sites como Google. O SEO garante que o seu site seja encontrado de forma espontânea, por meio da busca orgânica. Ou seja, investindo em estratégias de SEO, você não precisa investir em publicidade para aparecer em destaque.

Algumas otimizações podem ser facilmente aplicadas no painel de controle do seu website. Não é preciso ser um programador para isso. Dependendo do caso, existem plugins específicos desenvolvidos para facilitar essa otimização.

Por isso, colocamos aqui alguns princípios básico de SEO e como aplicá-los. Não vá embora sem deixar um comentário pra nós, isso nos ajuda a perceber quais são os conteúdos mais interessantes para nossa audiência! Vamos lá!

O que você vai ver hoje :

  • Como aplicar SEO em seu site
  • O que é Meta-título
  • O que é Meta-descrição
  • Palavra-chave em foco
  • Fortaleça sua estratégia de SEO com conteúdo

Como aplicar SEO em seu site?

A primeira coisa que precisamos saber quando vamos trabalhar em SEO é saber qual a estrutura do website do cliente. Se o seu site é feito em WordPress, HTML, Joomla – tudo isso vai diferenciar a forma como configura-se o SEO do seu site.

Aqui, você precisa ter “o trabalhão” de pesquisar no Google onde encontrar a configuração de SEO no backend do seu site. Você precisa chegar a esta página específica para trabalhar nas configurações de SEO.

Meta-título

Todo termo que você encontrar que começa com “meta”, diz respeito à como seu site aparece na busca orgânica do Google. É exatamente nessa parte que você deve configurar com as palavras-chave mais valiosas para o seu negócio, e que tenham consistência com o conteúdo interno do seu site.

Por exemplo: esse post de blog terá um meta-título “Como aplicar SEO no meu site – Fresh Lab Agência Digital”. O termo que queremos trabalhar exatamente nesse conteúdo é “como aplicar SEO”. Inserimos logo no começo do título, para deixar explícito do que estamos falando, como nesse exemplo:

Quanto mais você sinalizar qual palavra-chave é a ideia central da página onde está configurando, mais aperfeiçoado estará o seu SEO.

O meta título também tem uma restrição de 70 caracteres, mais do que isso o título fica seguido por reticências nos resultados de busca.

Meta-descrição

Esse é um breve texto para que você insira sobre o que fala a página que o usuário vai clicar. A meta descrição é o que aparece nos resultados de busca orgânica do Google, abaixo do título. Quando você não faz essa configuração, o Google acaba puxando informações “padrão” e fica mal no ranking.

Vamos exemplificar novamente com esse conteúdo que você está lendo. Se nossa palavra chave em foco é “como aplicar SEO”, é muito recomendado que você comece a meta descrição utilizando o mesmo termo.

Como você pode perceber, o primeiro parágrafo desse texto também contém nossa palavra-chave em foco. Isso fortalece ainda mais a nossa página para buscas relacionadas à esse termo.

A meta descrição tem um limite de até 200 caracteres. É importante ser coerente e respeitar as políticas do Google. Se você tentar trabalhar com uma descrição enganosa do que a pessoa encontrará no site, apenas para atrair mais cliques, seu ranking de SEO não vai ser nada bom.

Palavra-chave em foco

Em suas configurações de SEO, é bem possível que você precise incluir uma palavra-chave em foco para cada página do seu site. Lembre-se: você precisa dar consistência à palavra-chave escolhida. Não adianta configurar seu SEO com uma palavra-chave que não tem a ver com o conteúdo do seu site – explicitamente.

Ao configurar sua palavra-chave em foco, leve em consideração pessoas buscando por soluções, e as ofereça. A dica aqui é: pense na intensão do usuário. Para qual problema ele busca a solução? Assim sendo, pense que você está escrevendo para pessoas, e não para os robôs do Google. Pesquise quais são os termos mais utilizados, que têm maior relevância para o seu negócio. Coloque-se no lugar do usuário, no sentido de “se fosse eu quem quisesse saber mais sobre esse assunto, de que forma eu pesquisaria por ele?”

Após fazer uma lista de termos de pesquisa e palavras-chave, cheque a tendência de pesquisa e o volume de buscas pelo Google Trends. Essa ferramenta gratuita do Google, que oferece uma análise de tendências e identifica os termos mais buscados.

É muito importante dizer que não tem como “enganar” os robôs do Google. Isso vêm sendo aprimorado à anos e tem centenas de engenheiros que trabalham para fazer funcionar esse algoritmo de rankeamento.

O que você, e nós como profissionais de marketing podemos fazer de melhor, é jogar as regras do algoritmo e otimizar ao máximo o que podemos em nossas páginas internas.

Fortaleça sua estratégia de SEO com conteúdo

Sabe uma das coisas que mais gera leads para a Fresh Lab? Conteúdo relevante publicado em nosso blog.

Isso é algo que estamos trabalhando orgulhosamente nos últimos três anos e não vamos parar. Veja alguns motivos:

  • Existe muito conhecimento à ser compartilhado e pessoas buscando pela internet, queremos entregar informações valiosas.
  • É a estratégia mais barata e que gera leads mais qualificados.

Agora veja: nosso site não tem um bom rankeamento no Google apenas porque trabalhamos no SEO das páginas de serviços. Nós temos também dezenas de páginas de blog falando sobre “marketing digital”. Isso dá muita consistência para esse termo em nosso site. Quem busca “marketing digital curitiba” no Google facilmente encontra nosso site. E isso é algo muito valioso! Você não acha?

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

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