4 dicas para melhorar o trabalho remoto durante a pandemia

Nós estamos vivendo em tempos estranhos. A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) está afetando muitos aspectos de nossas vidas. Como muitos de nós estamos em casa, nossa maneira de nos comunicar com os outros e de trabalhar também foi afetada.

Milhares de empresas já enviaram sua equipe para trabalhar remotamente em casa para tentar suavizar a propagação da pandemia. Portanto, centenas de milhares de trabalhadores encontraram uma situação completamente nova para eles, e eles precisam se adaptar para se manterem produtivos e organizados.

E especialmente nesses tempos, a tecnologia pode facilitar o teletrabalho. E ainda mais se esses pequenos truques que compartilharemos a seguir, forem seguidos:

1 – Usando melhor a tecnologia

Segundo a pesquisa da Lenovo, 71% dos entrevistados que trabalham em casa têm acesso à tecnologia de que precisam para fazer suas atividades. Hoje, comum em muitas empresas, intranets, sites de compartilhamento e ferramentas de trabalho colaborativo fazem com que você não precise estar fisicamente presente dentro da empresa para de fato trabalhar.

Estando em casa, pesquise sobre as melhores ferramentas para facilitar sua vida como: bancos virtuais, aplicativos de organização e produtividade, músicas e sons que ajudam na concentração, etc.

Aproveite o momento para criar o melhor espaço de trabalho através dos recursos tecnológicos.

2 – Aproveite as ferramentas de colaboração e produtividade

Para desempenhar o trabalho remoto, não trabalhe apenas com um laptop. Considere comprar periféricos como um monitor, uma webcam, um fone de ouvido com microfone ou um microfone de lapela.

À primeira vista, pode parecer uma despesa desnecessária, mas facilitará o trabalho remoto. Se você está acostumado a ter um laptop e uma segunda tela no trabalho, considere fazer o mesmo em casa. Especialmente se você trabalha com planilhas, design gráfico ou quaisquer trabalhos que mostram um alto nível de detalhes na tela. Nesses casos, um monitor extra é extremamente útil.

Lembre-se também de que, durante o trabalho remoto, as equipes costumam realizar videoconferências como substituto de reuniões presenciais. Portanto, é importante que as empresas garantam que seus funcionários estejam equipados com todos os equipamentos necessários para videoconferência.

Os laptops costumam ter uma webcam e microfone, mas esse não é o caso de muitos desktops. Ainda assim, é aconselhável usar webcams e microfones dedicados para aprimorar a imagem e o som. Essa necessidade não é tão urgente no caso dos modelos de laptop mais recentes, pois eles geralmente incorporam funções aprimoradas de áudio e vídeo, com microfones de recepção de 360º e um alcance de até 4 metros.

Muitas empresas estão investindo na criação de sites que contam com ferramentas colaborativas funcionais tanto em desktops ou laptops quanto em tablets ou smartphones. Entre eles, Skype, Microsoft Teams, Zoom ou Google Hangouts. Com elas, você pode fazer videochamadas em grupo que servirão, assim que todos os membros de uma equipe estiverem adaptados ao seu uso, para entrar em contato e seguir em frente. Estas ferramentas também são ótimas para quando você precisar gerenciar seus próprios colaboradores, como por exemplo, um Freelance Web Designer, um redator, um atendente, etc.

3 – Aceitar a adoção de horários de trabalho flexíveis

Dado que a crise do coronavírus, a situação também teve um impacto sobre as crianças com o fechamento das escolas e o fato de que elas precisam ficar em casa o dia todo, muitos trabalhadores estão tendo mais dificuldade em combinar seu trabalho com os cuidados com as crianças.

Se você estiver nessa situação, provavelmente não será único da sua equipe ou empresa. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é informar claramente a família quando você estará trabalhando e quando estará disponível. Isso é importante, porque ter um cronograma e uma rotina ajuda a manter o trabalho e o lazer separados.

No entanto, dada a situação em que nos encontramos, precisamos ser flexíveis e entender que o restante dos membros da equipe pode estar enfrentando os mesmos problemas. Por conta disso, é importante planejar uma boa rotina. Se você fizer isso, verá como a produtividade deles aumenta.

4 – Estabeleça comunicações frequentes com o restante da equipe

Essa situação causará uma mudança em muitos esquemas de trabalho. Também na maneira de trabalhar nas diferentes equipes das empresas: quando trabalham em um escritório, pelo menos parte do tempo, as equipes geralmente trabalham juntas, para que seus membros estejam em constante comunicação.

Agora, quando trabalhando remotamente o dia inteiro, a comunicação entre seus membros pode ficar complicada. Portanto, é essencial facilitar que eles possam se comunicar com facilidade. Por bate-papo e com ferramentas de colaboração, como videoconferência, no início ou no final do dia. Isso é fundamental para fortalecer os laços entre a equipe, além de dar um ar de normalidade à situação.

Por fim, é uma nova época para se adaptar às exigências que a situação atual pede. Aproveite o momento para investir também no conforto do seu escritório virtual e cuide dos seus equipamentos para poder continuar desempenhando um bom trabalho.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *