13 maneiras de aumentar o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Quer você goste ou não, quanto mais compartilhamentos de mídia social você acumular afetará o sucesso geral de sua estratégia de marketing de conteúdo. Mesmo que seu conteúdo seja sólido, novo e forte, isso não significa que as pessoas o estejam compartilhando em suas redes. No entanto, existem várias maneiras de aumentar o compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais.

A mídia social transformou a maneira como nos comunicamos e compartilhamos em algo totalmente diferente do que antes. Hoje em dia nos comunicamos e compartilhamos de maneira muito diferente, e a quantidade de pessoas que podemos alcançar é impressionante. Até a maneira como as pessoas usam e gerenciam o marketing de mídia social para negócios mudou drasticamente.

Um guia interessante para ver: Engajamento Instagram

Por que o compartilhamento social é vital para o sucesso

O número de usuários que continuam a migrar para as mídias sociais é quase inimaginável. Na verdade, estatísticas recentes nos mostram que, de agora até 2021, o número de usuários de mídia social aumentará de 2,77 bilhões, já espantosos, para 3,01 bilhões ainda mais impressionantes.

É por isso que aumentar o compartilhamento de seu conteúdo nas redes sociais é fundamental. Isso é especialmente verdadeiro se você dirige uma pequena empresa que faz muitas vendas online.

Os compartilhamentos de mídia social são apenas um aspecto importante de uma estratégia sólida de retenção de clientes que pode ajudá-lo a continuar crescendo.

Ferramentas adequadas de compartilhamento social e implementação de botões de compartilhamento social no formato correto podem ser muito mais importantes do que você pensa. Vamos dar uma olhada em 15 maneiras de aumentar o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

1. Saiba e entenda o que seu público deseja

Este é o melhor lugar para começar. Para aumentar o compartilhamento de mídia social, você precisa primeiro conhecer e compreender o conteúdo que seu público deseja. A maioria de nós tem ideias constantes surgindo em nossas cabeças. Embora alguns sejam bons, muitos não são.

No entanto, só porque você tem boas ideias para o conteúdo, isso não significa que seu público desejará compartilhá-lo.

Você pode criar um conteúdo sólido de primeira linha. No entanto, se o seu público principal não estiver interessado, eles não compartilharão. Isso é verdade, não importa o quão bom o seu conteúdo seja criado.

Então, como você descobre o que seu público deseja? Você pode estar em uma situação em que sabe o que eles querem, mas falta conteúdo. Esse é um problema diferente com o qual você precisará lidar. No entanto, se você é um bom produtor de conteúdo, só precisa descobrir o que seu público está inclinado a compartilhar.

Então, existem certas ferramentas que você pode usar.

Algumas grandes empresas de mídia social e marketing de conteúdo oferecem ferramentas que permitem restringir tópicos populares. As coisas que estão em alta hoje podem não ser as mesmas que estão na próxima semana. Ferramentas como BuzzSumo, Google Trends e Feedly podem realmente ajudá-lo a restringir exatamente o que seu público está querendo em um determinado momento.

2. Originalidade é a chave

Agora que você entende o que seu público quer, é hora de colocar algum conteúdo em jogo e obter compartilhamentos nas redes sociais. Há uma série de coisas que você pode considerar ao reunir um conteúdo sólido. Talvez o mais importante seja a originalidade.

Aqui está o problema. Neste estágio do jogo, seu conteúdo provavelmente não será a primeira coisa escrita ou produzida em um determinado tópico. É aqui que você precisa pensar fora da caixa. Originalidade é fundamental, pois ajudará seu conteúdo a ter mais interesse e aumentará a probabilidade de que suas estatísticas de compartilhamento de mídia social aumentem.

Provavelmente, você é um especialista em algo e pode, no mínimo, oferecer uma visão original sobre um determinado assunto. Seu conteúdo não precisa ser exagerado e totalmente diferente. Talvez algo mais original do que o conteúdo da outra série que já está disponível.

3. Adicione valor ao conteúdo

Para ajudar no processo de compartilhamento de mídia social, você deseja tornar seu conteúdo o mais atraente possível. Uma ótima maneira de fazer isso é agregar valor ao seu conteúdo.

Sim, seu conteúdo pode ser original e você pode atingir exatamente o que seu público deseja no momento. No entanto, agregar ainda mais valor ao conteúdo é outro componente importante para obter mais compartilhamentos de mídia social.

Existem algumas maneiras excelentes de agregar valor ao conteúdo que você criou. Alguns dos melhores incluem:

  • Vinculação de recursos externos
  • Link para conteúdo relevante em seu próprio site
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Galerias de fotos

Adicionar isso ao seu conteúdo já forte só ajudará a direcionar o tráfego e o interesse para inspirar mais compartilhamentos nas redes sociais.

4. Crie títulos cativantes e interessantes

Uma das melhores maneiras de atrair o interesse imediatamente é ter um título dinâmico e interessante que faça o leitor clicar. Por esse motivo, é importante gastar um pouco mais de tempo criando títulos interessantes e atraentes que serão convertidos.

Bem, não estou dizendo que você deve criar um título que seja enganoso ou falso. Há o suficiente disso circulando. Mas você deseja criar um título atraente que se relacione com o seu conteúdo e com o que você está tentando transmitir.

Tente abordar o indivíduo usando termos como “você” e “seu” não apenas em todo o conteúdo, mas também no título. Isso torna a experiência mais pessoal para o usuário e aumenta a probabilidade de um clique e também aumenta o compartilhamento de mídia social.

5. Use o interesse visual para sua vantagem

Anexar imagens à sua postagem é sempre uma boa ideia. Você quer caminhar em uma linha legal entre muitas imagens e não o suficiente. No entanto, usar o interesse visual dos leitores pode ser uma grande vantagem. Além disso, aumenta o interesse quando a peça é compartilhada usando as ferramentas de mídia social de sua escolha.

Sim, às vezes pode ser difícil encontrar a imagem certa. Isso é especialmente verdadeiro ao localizar imagens sem problemas de direitos autorais. Não se preocupe, existem muitos recursos excelentes que você pode usar para encontrar imagens de alta qualidade e livres de royalties.

Usar esses recursos e dedicar um pouco mais de tempo à adição de recursos visuais aumentará o compartilhamento nas redes sociais.

6. Publicar conteúdo durante as horas de pico

Para aumentar a probabilidade de que seu conteúdo obtenha o máximo possível de compartilhamentos nas redes sociais, você deve empregar uma lista de técnicas. Parte dessa lista é postar conteúdo durante os horários de pico. Isso quer dizer que você deseja postar seu conteúdo durante os horários de pico nas redes sociais.

Para saber quais são os horários de pico nas redes, você pode usar o HubSpot. Eles analisam em profundidade quando é mais ideal para postar em cada rede. No entanto, aqui está uma análise rápida dos horários de pico nas principais redes de mídia social.

Facebook: sábados e domingos das 12h às 13h. Das 15h00 às 16h00 às quartas-feiras. Das 13h às 16h às quintas e sextas-feiras.

Twitter: Entre 12h e 15h de segunda a sexta-feira. Das 17h às 18h também é um ponto alto para eles às quartas-feiras.

LinkedIn: Entre 7h30 e 8h30, 12h e 17h – 18h às terças, quartas e quintas-feiras.

Pinterest: entre 2h e 4h e à noite, todos os dias da semana. Sábados entre 20h e 23h também são horários de pico.

Lembre-se de que essas são apenas médias. Os horários podem ser diferentes dependendo do seu próprio setor e também do público-alvo. Fique de olho em suas próprias análises para determinar exatamente quando seu público está pronto para o conteúdo.

7. Compartilhe conteúdo várias vezes

Isso é difícil se você estiver encarregado de conteúdo relacionado a notícias, pois as notícias vêm e vão muito rapidamente. No entanto, para conteúdo perene, é ideal compartilhá-lo mais de uma vez, em todos os canais de mídia social, em momentos diferentes.

Claro, você pode mudar o título (a ferramenta de compartilhamento social, parte do título) e talvez até mesmo criar um novo gráfico ou imagem. Você pode até mesmo atualizar determinado conteúdo quando necessário. A questão é que compartilhar isso ao longo do tempo é uma ótima maneira de aumentar o compartilhamento nas redes sociais.

8. Use uma plataforma sólida de botões de compartilhamento social

Isso é importante. Obviamente, a plataforma de compartilhamento social que você escolhe usar pode ser devido a uma decisão e gosto pessoal. No entanto, existem certas plataformas por aí que são cabeça e ombros acima das outras.

Se você é um usuário do WordPress, sabe que há uma tonelada de opções disponíveis apenas pesquisando no repositório de plugins. Dito isso, abaixo está uma lista do que considero algumas das melhores ferramentas de compartilhamento social disponíveis.

  • WP Social Sharing
  • Mídia social e ícones de compartilhamento
  • MaxButtons
  • Compartilhamento Social Simples
  • Guerra social

Lembre-se, independentemente da ferramenta de compartilhamento social que você escolher, você deve ter em mente que ela precisa ter a capacidade de fazer certas coisas. Ele precisa ser totalmente responsivo, personalizável, dar a você a capacidade de adicionar botões em diferentes áreas, permitir que você adicione e subtraia os botões de compartilhamento social que deseja e exiba automaticamente quando necessário.

9. Os botões de compartilhamento social devem ser fáceis de encontrar

Acredite ou não, às vezes os sites têm botões de compartilhamento social que não são exatamente fáceis de encontrar. Isso pode ser devido a um problema de configuração ou ao fato de eles colocarem botões de compartilhamento em locais que não são acessíveis via celular.

Os lugares em que deseja ter seus botões de compartilhamento social para fácil acesso e compartilhamento incluem:

  • Cabeçalhos
  • Rodapés
  • Barras Laterais
  • Conteúdo (acima, abaixo ou ambos)

10. Use uma frase de chamariz

Não pense que você está acima de criar um apelo à ação. Se você deseja que seu conteúdo seja compartilhado, pergunte. Peça diretamente ao seu público para compartilhar seu conteúdo. Use um link ou botão de estilo de frase de chamariz e, claro, seja legal com isso.

Você pode incluir esses tipos de frases de chamariz em páginas de destino e outros pontos de seu site.

Uma chamada à ação ainda é um método muito popular e eficaz para levar as pessoas a fazerem o que você deseja.

11. Sempre inclua Conteúdo “Snackable” em sua rotação

Uma ótima maneira de aumentar os compartilhamentos nas redes sociais é criar e incluir conteúdo que pode ser jogado dentro da rotação. Esse tipo de conteúdo é um elemento chave para sua estratégia de marketing.

À medida que os períodos de atenção diminuem, o consumo de mídia em pequenas partes torna-se mais favorável.

E isso é exatamente o que o conteúdo fácil de usar… conteúdo curto que é rápido e fácil de ler. Citações, vídeos curtos, infográficos e estatísticas são exemplos perfeitos disso. Eles mantêm as pessoas interessadas sem ocupar muito tempo.

12. Compartilhe conteúdo relacionado de fontes externas

Isso pode não parecer uma coisa boa a princípio, mas, na verdade, só serve para construir seu público. Se você compartilha conteúdo relacionado de fontes externas de alta qualidade, isso mostra ao seu público que você respeita as boas fontes de trabalho com autoridade.

Isso aumenta as chances de visitantes compartilharem seu conteúdo também, porque eles se relacionarão com você sabendo do que você está falando no nicho escolhido.

13. Seja paciente e persevere

Lembre-se de que é preciso muito para que um grande conteúdo seja reunido, gere buzz e ganhe compartilhamentos nas redes sociais. Claro, às vezes o conteúdo se torna viral mais facilmente. Mas isso pode ser devido a vários motivos.

Continue assim e com o tempo, você desenvolverá uma ótima rotina para construir conteúdo e divulgá-lo nas redes sociais. Isso certamente levará a mais compartilhamentos de mídia social.

Implemente sua própria estratégia de compartilhamento de mídia social

Não tenha medo de tentar coisas novas. Utilizar as 13 dicas acima para aumentar o compartilhamento de mídia social é um bom começo. O que mais você gostaria de fazer para ajudar a aumentar o compartilhamento e o engajamento social em seu conteúdo?

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

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