Inteligência artificial: como utilizar em seu e-commerce?

Inteligência artificial e desenvolvimento de e-commerce são assuntos atuais e que se tornam cada vez mais importantes para os negócios devido aos diversos benefícios que podem proporcionar.

Também conhecida apenas como IA ou AI – Artificial intelligence em inglês -, a inteligência artificial é um tópico muito popular no mundo atual devido às soluções comerciais que vem proporcionando para pequenas e grandes empresas e isso inclui o comércio eletrônico.

A IA está ajudando comércios eletrônicos a alcançarem grandes resultados. Em outras palavras, ela está proporcionando uma grande revolução em toda a estrutura dos negócios.

As soluções estão ajudando a melhorar a experiência do usuário e aumentando o reconhecimento de marcas. Mas, quando se trata de comércio eletrônico, como é possível utilizar a inteligência artificial?

Neste artigo, vou falar sobre como a inteligência artificial pode ser utilizada em seu e-commerce e quais benefícios pode proporcionar.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada em um e-commerce

A inteligência artificial está transformando os modelos de negócios de diversas marcas e empresas. Novos avanços tecnológicos estão acontecendo e mudando os negócios. A integração da IA no comércio eletrônico está modificando e melhorando os padrões de marketing em muitas empresas.

Com ela, está sendo possível proporcionar uma experiência mais personalizada para os clientes ao fazer análises de dados e identificar diferentes padrões de comportamento dos consumidores.

Quando se trata de e-commerce, a IA pode ser aplicada das seguintes formas:

Visual Search Engine

O Visual Search Engine – ou mecanismo de pesquisa visual em português – é uma das soluções que a IA está proporcionando para os comércios eletrônicos. Isso é muito benéfico para os usuários, pois permite que eles busquem o que desejam com um único clique.

Com a representação visual dos produtos, se tornou possível que os clientes visualizem tamanho, design, dimensões e a cor do produto antes de fazer a compra. E isso é sem dúvida uma ótima forma de melhorar a experiência do consumidor.

Recomendações personalizadas

Com a IA é possível definir e mostrar textos, pop-ups, e-mails e outros tipos de conteúdos para indicar recomendações de produtos ou serviços para os consumidores.

A tecnologia consegue rastrear as pesquisas que já foram realizadas pelos usuários para compreender o seu comportamento.

Também podemos ver isso nos mecanismos de pesquisa e outras plataformas de mídias sociais, que exibem anúncios de produtos e outros conteúdos que tenham relação ao interesse do usuário.

Com a IA compreendendo os interesses dos usuários é possível melhorar avaliações e classificações do e-commerce, o que também ajuda a potencializar o retorno dos investimentos (ROI).

Um bom exemplo a citar são os varejistas de e-commerce, que utilizam as recomendações para fornecer soluções para os consumidores, como a Amazon, por exemplo. A empresa utiliza os dados de compras anteriores de seus clientes para fazer a recomendação de novos produtos.

Melhoria do marketing

Estratégias de divulgação e de vendas são essenciais para qualquer tipo de empresa, não importa o seu tamanho ou área de atuação e a inteligência artificial e o marketing estão cada vez mais se integrando.

As soluções de IA estão oferecendo uma maneira econômica de ajudar no marketing das empresas, o que também inclui os comércios eletrônicos.

Hoje, essas empresas conseguem criar seus planos de marketing através de plataformas, além de terem acesso a diversas soluções voltadas para outras ferramentas, como Google Adwords, Bing, as mídias sociais e muito mais.

As soluções da inteligência artificial também ajudam a minimizar o custo por clique em anúncios, proporcionando uma melhoria na utilização do orçamento de marketing.

Utilização de voz e Assitência Virtual

A IA é focada em proporcionar soluções para os consumidores. Portanto, entre tantas inovações, ela passou a fornecer assistência de voz em tempo real para os clientes, o que também é importante para a experiência dos usuários.

Os assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais populares, como a Alexa e a Siri, por exemplo. As empresas que possuem um e-commerce estão focando em adicionar assistentes virtuais em suas plataformas.

Com isso, o assistente virtual poderá processar idiomas nativos e fazer interpretações para entender as mensagens dos usuários e isso muda completamente a experiência dos clientes.

Gestão de inventário

O gerenciamento eficiente de estoque envolve a manutenção do nível correto que pode atender à demanda do mercado sem aumentar o estoque ocioso. Enquanto a forma convencional de gerenciamento de estoque é restrita, a gestão feita com IA consegue manter o estoque com base em dados relacionados a:

  • Tendências de vendas nos anos anteriores;
  • Mudanças projetadas ou antecipadas nas demandas de produtos;
  • Possíveis problemas relacionados ao fornecimento que podem afetar os níveis de estoque.

Além do gerenciamento de inventário, a IA está possibilitando o gerenciamento de armazéns com o surgimento de robôs automatizados que estão sendo projetados como o futuro da inteligência artificial no comércio eletrônico.

Ao contrário dos funcionários humanos, os robôs podem ser usados para armazenar ou recuperar estoques 24 horas por dia, 7 dias por semana, juntamente com o envio imediato de itens solicitados após um pedido online.

Além de transformar o setor de comércio eletrônico de diversas maneiras, a inteligência artificial de e-commerce B2B está impulsionando uma série de soluções inovadoras.

Solução para lidar com avaliações falsas

Provavelmente qualquer dono de comércio eletrônico poderá contar a você pelo menos uma história dolorosa sobre o recebimento de avaliações falsas de sua marca.

Os consumidores são atingidos com uma grande quantidade de publicidade todos os dias, o que pode se tornar excessivo e, muitas vezes, atrasar sua tomada de decisão de compra. É aqui que as recomendações se tornaram um fator decisivo.

Se o amigo de um cliente comprou seu produto e teve uma experiência positiva, o cliente também acabará comprando da sua marca. 

Isso significa que os consumidores estão preocupados em encontrar avaliações de produtos e serviços antes de decidir comprar alguma coisa. Os comentários positivos com certeza incentivam a compra, enquanto que os negativos afastam novos potenciais clientes.

Mas, e se esses comentários forem falsos? A IA pode ser usada para gerenciar esse problema. A criação de avaliações falsas é conhecida como “astroturfing” e está se espalhando em muitos sites, incluindo a Amazon, por exemplo.

Alguns varejistas de comércio eletrônico estão utilizando a inteligência artificial para combater esses comentários falsos, colocando mais ênfase em avaliações verificadas e úteis.

Criado internamente, seu sistema de aprendizado de IA garante que a proeminência e o peso das avaliações verificadas de compra do cliente sejam aumentados.

A inteligência artificial é realmente uma boa opção para o e-commerce?

Se você ainda está com dúvidas se a inteligência artificial realmente pode proporcionar melhorias para o seu e-commerce, é importante que saiba que a tecnologia continuará em desenvolvimento e oferecendo novas soluções.

E, caso o seu e-commerce não acompanhe as inovações, ele provavelmente não irá se destacar no mercado, fazendo com que seus clientes busquem pelos seus concorrentes, que estarão oferecendo as melhores soluções.

É normal que você tenha dúvidas sobre IA e em e-commerce, mas isso não precisa ser um bicho de sete cabeças. Caso você tenha dificuldades, sempre procure por um profissional que possa te ajudar a esclarecer e a implementar soluções em seu e-commerce.

Conclusão sobre inteligência artificial e e-commerce

Conforme destacado neste artigo, a inteligência artificial no e-commerce está desempenhando um papel muito importante na promoção de soluções inovadores e experiências do cliente.

Alguns dos principais casos de uso de inteligência artificial no e-commerce está na área de compras personalizadas, recomendações de produtos e gerenciamento de estoque.

Como varejista online, você está considerando como utilizar um modelo funcional de inteligência artificial em seu negócio?

Como citei um pouco acima, se o seu e-commerce não acompanhar as atualizações do mercado, ele provavelmente não se destaca, já que seus concorrentes estão investindo em novas soluções.

Portanto, faça pesquisas e até mesmo solicite testes para que você ter certeza de que está adquirindo opções que realmente vão atender suas necessidades.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que ele tenha te ajudado a compreender como você pode utilizar a inteligência artificial para potencializar o seu comércio eletrônico!

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments