Aprenda a economizar e fugir das Big Tech com soluções em nuvem caseiras

A vida moderna está repleta de serviços de tecnologia que transformam nosso cotidiano pessoal e profissional: armazenamento e compartilhamento de arquivos, streaming de mídia, sincronização de dados, entre outros modelos de computação em nuvem que diariamente precisamos utilizar.

O problema é que, em contrapartida, precisamos fornecer nossas informações e confiar cada vez mais em um número pequeno de gigantes da tecnologia, que nem sempre tem nosso melhor interesse em mente. Conhecida como métrica GAFAM (Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft), a dominância dessas cinco corporações em todos os aspectos de nossa vida digital pode corroer nossa privacidade, aumentar nossos gastos, e separar o controle que temos de nossos dados.

Mas e se você pudesse desfrutar das mesmas tecnologias e conveniências por conta própria? Com algumas soluções “faça você mesmo” é possível construir alternativas caseiras, e muito funcionais, para diversos serviços que antes você deixaria nas mãos de uma empresa GAFAM. Ficou interessado? Então vamos começar!

Antes de mais nada, fique atento, pois embora o controle dos dados seja mais transparente quando você gerencia sua própria nuvem, é importante garantir a segurança de sua rede e dos dispositivos que acessaram o conteúdo. Para isso, certifique-se de seguir à risca as boas práticas de criação de senhas, conhecer e instalar uma VPN segura, e sempre manter todos os programas instalados na última atualização.

Streaming de vídeo, fotos e músicas

As plataformas de streaming de vídeo, música e até armazenamento de fotos dominaram o mercado:  A possibilidade de acessar toda a sua biblioteca em qualquer dispositivo, sem precisar pagar individualmente por cada acesso, é uma proposta muito interessante.

No entanto, muitos usuários que já haviam comprado e acumulado uma grande coleção de filmes e séries em DVD, Blu-Ray e formatos digitais, e que estão armazenados como arquivos de vídeo no computador, se sentiram abandonados com essa transição. No entanto, com um servidor próprio e um programa de streaming, é possível criar sua própria “Netflix caseira” com todo o conteúdo que desejar.

Com um servidor da SkyHost, basta instalar o programa Plex Server via interface gráfica ou terminal, e carregar todo o seu conteúdo em pastas organizadas por categoria, como filmes, séries e vídeos. O Plex se encarrega de analisar o conteúdo e baixar capas, sinopses, organizar temporadas, fornecer informações adicionais e criar uma biblioteca extremamente elegante. Depois, o servidor cria uma rede local e uma porta de acesso externa, permitindo que qualquer aparelho em sua casa, ou conectado à internet, até mesmo no iPhone ou Android, tenha acesso a todo o conteúdo.

E o melhor, você pode armazenar seus arquivos com qualidade máxima, uma vez que o Plex se encarrega de converter em tempo real o arquivo para melhor qualidade e performance em cada dispositivo, por exemplo, diminuindo a resolução para um celular conectado via 4G, mas garantindo qualidade máxima para uma TV conectada via cabo de rede.

Armazenamento e backup de arquivos

Os programas de sincronização de arquivos em nuvem como o Google Drive, OneDrive e Dropbox são uma verdadeira mão na roda, tanto para o backup automático de documentos pessoais como para compartilhamento fácil de arquivos no trabalho. No entanto, os planos de armazenamento são repletos de recursos adicionais desnecessários que encarecem o serviço, e os termos de uso e política de privacidade permitem que as empresas tomem posse de muitos de nossos documentos pessoais.

Por outro lado, criar sua própria nuvem não requer nenhum conhecimento especial. Com o Linux em seu servidor, e garantindo seu acesso ao SSH, é possível criar sua própria nuvem pessoal. O OwnCloud é um serviço que roda em segundo plano no servidor, permitindo o backup automático de arquivos, download sob demanda, criptografia, restauração de versões, acesso remoto, e tudo que você espera de um serviço de sincronização na nuvem. A instalação exige apenas alguns comandos, portanto, basta seguir um tutorial de instalação da OwnCloud no Linux para ter sua própria versão caseira do Google Drive.

Gostou? Essas são apenas algumas das possibilidades quando possuímos o controle sob nosso próprio servidor e conteúdo: de jogos multiplayer até nuvens de arquivos, é possível diminuir os custos sem abrir mão de nenhum recurso de nuvem que utilizamos atualmente, garantindo maior privacidade e segurança.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments