Saiba o que é um ataque DDoS e como proteger seu site ou servidor

Atualmente são inúmeros os motivos para hospedar um site ou criar seu próprio servidor na internet: jogos online, portfolios, atendimento a clientes, página da empresa, streaming da biblioteca de mídia, armazenamento seguro de arquivos, entre outros recursos que facilitam a vida cotidiana ou hospedam negócios no mundo moderno. Em especial durante o ano de 2020 e 2021, a demanda por serviços através da internet disparou, mostrando cada vez mais as vantagens e riscos do uso da tecnologia.

O problema é que da mesma forma que a internet pode nos conectar com o mundo inteiro para permitir novos negócios, praticidade e informação, a mesma conexão pode ser abusada por indivíduos maliciosos para roubar dados, realizar espionagem corporativa, extorquir ou prejudicar indivíduos e empresas que possuem uma presença online. E o pior, alguns ataques, como o DDoS, estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil.

Se você possui um site ou servidor, sendo iniciante ou profissional, é fundamental estar atento e preparado para lidar com os ataques DDoS, uma ameaça infelizmente presente até os dias de hoje. Confira nosso artigo.

O que é DDoS e como ele afeta meus servidores?

DDoS é a sigla em inglês para “Distributed Denial of Service Attack”, e faz referência a ataques remotos que bombardeiam um computador ou servidor com informações constantes até que o serviço fique indisponível para os usuários, ou em muitos casos, saia totalmente do ar. Os ataques podem ocorrer por mecanismos simples, por exemplo, se crio um servidor de um jogo para os amigos em meu computador mas acesso à internet sem esconder meu IP, um adversário pode usar um ataque DDoS oriundo de seu próprio computador para sobrecarregar minha conexão e desligar o servidor.

Em contrapartida, o ataque pode ser complexo e perigoso: frequentemente o DDoS é realizado ao infectar um grande número de computadores com um vírus dormente, criando um mecanismo conhecido como botnet, que sob comando do hacker invasor comandará todos os infectados a atacar um servidor, desligando o sistema. Esse modelo de ataque é usado contra empresas, hospitais, sites e até mesmo aeroportos, impedindo o funcionamento do servidor até que a vítima concorde em pagar valores exorbitantes como resgate.

É possível prevenir o ataque?

Sim! Mas é necessário que algumas medidas sejam tomadas antecipadamente. Além disso, precisamos separar a prevenção em duas grandes categorias: medidas relacionadas aos nossos computadores pessoais, e medidas de prevenção para os servidores.

Protegendo o computador pessoal

Atualmente, a maioria dos servidores é capaz de suportar a carga de um ataque de DoS simples, por isso, hackers praticam o DDoS usando a rede botnet explicada na introdução deste artigo. É fundamental, portanto, evitar que nossos computadores sejam infectados por vírus que farão parte do ataque. Atente-se as dicas à seguir:

  • Atualize o SO: O sistema operacional atualizado é fundamental para evitar falhas de segurança que frequentemente são usadas para obter controle sobre o computador.
  • Ative a proteção contra malware: Um software antivírus, mesmo que gratuito, como o Windows Defender do Windows 10, reconhece padrões suspeitos de atividade e são capazes de bloquear o DDoS.
  • Configure a rede Wi-Fi corretamente: Redes Wi-Fi possuem uma série de vulnerabilidades quando não configuradas corretamente. Por isso, navegue para as configurações do roteador e ative uma senha forte, padrão de criptografia elevado, firewall e desligue o modo WPS.

Protegendo o servidor

No fim das contas, o grande alvo de um ataque de DDoS costuma ser o servidor responsável por hospedar um site, banco de dados ou backend de um aplicativo móvel. Por isso, é importante garantir que o ataque não será capaz de desestabilizar seu serviço. Preste atenção nas etapas:

  • Escolha corretamente um servidor: É importante escolher uma empresa de servidores com boa qualidade de rede e equipamento, sempre que precisar de servidores de terceiros, evitando o uso de equipamentos caseiros com infraestrutura de rede doméstica. Os servidores da SkyHost possuem proteção DDoS inclusa em todos os pacotes.
  • Ative um mecanismo de controle de acessos: Plataformas como a CloudFlare são capazes de monitorar o tráfego no intervalo entre o endereço de DNS do seu domínio e o servidor que hospeda seu conteúdo. O serviço detecta tráfego estranho, redireciona chamadas, armazena páginas em cache e emite alertas de ataques DDoS em andamento.

Agora você já conhece a ameaça dos ataques DDoS, e pode tomar medidas preventivas para evitar uma das maiores preocupações de webmasters e responsáveis por servidores. No Brasil, o volume de ataques virtuais tem crescido exponencialmente, e é sempre mais valioso prevenir do que tentar remediar. E não para por aí: confira também a importância de utilizar um certificado SSL em seu site.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments