O que você precisa saber sobre a tecnologia 5G

A tecnologia 5G vai mudar muita coisa na vida das pessoas e das empresas, tornando estas últimas mais competitivas. Afinal, trata-se da quinta geração da internet móvel, com mais alcance e velocidade rápida.

Por meio dela, será possível fazer a interconexão entre mais de um dispositivo e vai facilitar o uso da internet das coisas (IoT).

Inclusive, desde que os smartphones começaram a chegar, as pessoas perceberam o quanto o acesso à internet por meio deles facilita a vida. E desde então, vemos a conexão móvel evoluindo continuamente.

Já passamos pela 3G, estamos usando a 4G e, em um futuro bem próximo, poderemos usar a tecnologia 5G.

Essa evolução tem como diferencial a velocidade de conexão com a internet, além de outras aplicações que vão mudar muito a sociedade, no que tange ao uso da tecnologia.

Teremos objetos inteligentes conectados dentro de casa e cidades vão investir cada vez mais no uso de novas tecnologias.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é tecnologia 5G, como ela funciona e quais áreas serão mais afetadas. Com isso, você vai descobrir como ela mudará nossa realidade e as vantagens trazidas por essa evolução. Confira!

O que é tecnologia 5G?

Tecnologia 5G é o nome dado à quinta geração de internet móvel, que traz mais alcance e velocidade, prometendo grandes revoluções para diversas áreas.

Por meio dela, podemos fazer a interconexão de diferentes dispositivos móveis, o que nos dá acesso a soluções inovadoras e utilidades domésticas. E isso poderá ser feito dentro de empresas e em casa.

Assim sendo, essa conexão pode ser usada, por exemplo, por uma empresa especializada em construção civil em celulares e gadgets, sem conexão com wi-fi ou cabos.

Além disso, os usuários podem fazer downloads e uploads mais rápidos, com maior transferência de dados por segundo, economizando 90% da energia do dispositivo usado.

Isso se deve à rapidez e à eficiência da tecnologia, que é capaz de processar informações de maneira muito rápida do que a conexão que temos hoje.

Ela vai trazer muitas vantagens para os usuários, pois além dos benefícios individuais, teremos mais velocidade de conexão em redes banda larga. Em outras palavras, mais pessoas poderão se conectar sem perda de sinal.

Vários equipamentos podem ser interconectados, possibilitando o acesso a produtos inovadores, que só não são usados por conta da capacidade baixa da conexão que temos hoje.

Assim, mais pessoas poderão trabalhar e estudar em formato remoto, médicos poderão atender a distância, a mobilidade urbana vai melhorar e as cidades serão mais inteligentes e tecnológicas.

O Brasil é um dos países que mais aguarda a chegada dessa tecnologia, porque ela vai acelerar a digitalização. Isso vai trazer a indústria 4.0 de vez, o que permitirá a automação dentro das empresas, por meio da inteligência artificial e outros recursos.

As escolas poderão usar lousa digital interativa, já que com mais velocidade de processamento e sem a necessidade de fios, tudo se torna mais fácil.

A produtividade de pessoas e empresas vai aumentar, melhorando os resultados e tornando o mercado mais competitivo em todo o planeta.

Conheça alguns países que já utilizam a tecnologia

Importante ressaltar que essa excelente tecnologia, no caso, o 5G, já está disponível em 34 países. Pensando nisso, dentre eles temos os seguintes:

  • Finlândia;
  • Suécia;
  • Noruega;
  • Alemanha;
  • Reino Unido;
  • Suíça;
  • Japão;
  • Canadá;
  • Austrália.

Quanto ao Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é necessário agilizar a licitação para atrair investidores.

Isso também é importante para que o modelo regulatório da tecnologia no país traga boas condições de custos, bem como cobertura e rapidez semelhantes as dos países que já contam com o 5G.

Além do leilão de frequência para cobertura da tecnologia em modo público, a Anatel precisa regulamentar as redes privadas, que garantem uso específico pela indústria. Isso já acontece na Alemanha, Inglaterra, Japão e Estados Unidos.

Como o 5G funciona?

O funcionamento da tecnologia 5G, tanto para pessoas quanto para empresas, seja uma de alarme sensor de presença para carros ou qualquer outra, funciona da seguinte forma, elencada a seguir:

1.    Funcionamento

Milhares de equipamentos são interconectados em uma mesma rede e operados remotamente. No wi-fi comum não temos capacidade para suportar tantas conexões, o que torna o 5G adequado para o uso de internet das coisas e a indústria 4.0.

A velocidade na transferência de informações é o que mais diferencia essa tecnologia da 4G que usamos hoje. No 4G, o aparelho leva 54 milissegundos para fazer o download de um vídeo de 1 Gigabyte, com o 5G, o tempo será de 1 a 2 milissegundos para processar 20 Gigabytes.

Vários dispositivos podem ser conectados ao mesmo tempo, visto que enquanto no 4G podemos conectar 10 mil aparelhos por quilômetro, no 5G mais de 1 milhão por quilômetro serão conectados.

No Brasil, esse alcance chega do mesmo modo, tanto para um fabricante de portão automático no centro de São Paulo quanto para uma empresa localizada em áreas rurais, que não usufrui de um bom sinal atualmente.

2.    Benefícios

Os benefícios principais dessa tecnologia são:

  • Maior alcance;
  • Mais dispositivos conectados;
  • Interconexão de vários aparelhos, como na automação residencial;
  • Facilidade para o dia a dia em estudo e trabalho.

Ou seja, depois do 5G tudo se tornará bem mais fácil e, até mesmo, mais ágil de ser feito, desde uma tarefa doméstica até um trabalho complexo.

3.    Quanto custa

Essa, com certeza, é uma pergunta que ronda a cabeça de muitas pessoas. Pois bem, para acabar com especulações e dúvidas, o custo do bit do 5G é menor.

Dessa maneira, no exterior, muitas operadoras oferecem planos ilimitados, por valores que, no Brasil, ficariam em torno de, no máximo, R$ 150,00.

4.    Aparelhos necessários

Provavelmente, as pessoas e empresas, como uma de sistema de controle de acesso, precisarão de aparelhos smartphones novos para acessar essa conexão, visto que muitos não suportam tal tecnologia.

Entretanto, você já consegue encontrar dispositivos com essa capacidade, porém, muitas vezes, com valores acima da média.

5.    Quando estará disponível no Brasil

Para chegar ao Brasil, é necessário fazer um leilão de faixas de frequência em 5G, para atrair investidores.

Esse processo é de responsabilidade da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que já enviou o edital para análise do Tribunal de Contas da União.

De acordo com a agência, a estimativa é de que as pessoas e empresas possam usar amplamente a tecnologia no Brasil em 2022.

6.    Como funciona o leilão?

Pessoas e empresas de estudo de impacto ambiental poderão usar a tecnologia depois do leilão. Ou seja, os interessados enviam propostas para explorar as faixas, e os municípios com menos de 30 mil habitantes já terão acesso garantido.

O vencedor do leilão no Brasil deverá explorar a oferta de 5G, investir na implementação de rede de fibra óptica na região Norte e construir uma rede privada para uso da Administração Pública Federal.

Além disso, deverá oferecer atendimento 4G ou superior em áreas pouco habitadas e em regiões onde estão localizadas as estradas do país.

Áreas mais afetadas pela tecnologia

As áreas mais impactadas são aquelas ligadas à tecnologia, sendo assim, elas têm mais vantagens na comercialização de soluções para as empresas, que são as próximas a serem impactadas pelo 5G.

De qualquer forma, alguns setores serão mais beneficiados, como no caso do agronegócio, visto que o produtor rural terá acesso à conexão de qualidade.

Outro setor bastante impactado é a indústria, como um fabricante de displays personalizados, pois poderá adotar a internet das coisas em suas rotinas e controlar melhor a produtividade.

A saúde também será beneficiada porque, por meio do uso de wearables, médicos e hospitais terão acesso a dados de pacientes em tempo real, assim, o monitoramento do estado de saúde será muito mais fácil e seguro.

Além desses setores, qualquer empresa que tenha a intenção de expandir sua atuação para outras áreas ou regiões do país e do mundo, será impactada de maneira positiva.

Mas não são só as empresas, como um fabricante de máquina de fazer suco de laranja automática, que serão impactadas, as pessoas também.

A tecnologia 5G permitirá o funcionamento de carros automáticos. Isso significa que, no futuro, o ser humano vai dirigir veículos que funcionam por meio de sensores.

Com o acesso a uma rede móvel de qualidade, esses automóveis vão funcionar sem a intervenção direta das pessoas, sendo essa prática necessária apenas em casos de falhas na rede.

Conclusão

A internet mudou a sociedade em muitos aspectos. Depois dela, nosso sistema de vida mudou. A tecnologia minimiza burocracias, torna a rotina mais segura e traz muitas vantagens para as pessoas.

A conexão móvel vem evoluindo continuamente, e muito em breve os brasileiros poderão ter acesso à internet 5G. Com ela, além de acessar páginas da internet com mais velocidade, toda a casa será mais inteligente.

Os sistemas internos de empresas vão mudar para melhor e as cidades serão mais inteligentes e organizadas. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o funcionamento dessa rede e todas as mudanças que ela pode trazer.

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments