devops

O que é DevOps e por que você deve implementar essa cultura em sua empresa

Se uma empresa deseja aumentar sua produtividade e integrar suas equipes, o DevOps surge como uma oportunidade muito benéfica e prática para tal, graças à sua capacidade de proporcionar processos para uma automação mais eficaz. 

Primeiramente, é preciso compreender o que é esse conceito. Ele se refere a um grupo de táticas de engenharia de software capaz de unir desenvolvimento e operações, por conta da junção de partes dessas palavras, respectivamente, dev e ops.

Basicamente, ele é responsável por acelerar processos usados para garantir que uma ideia desenvolvida conseguirá chegar até o momento de ser implantada em um ambiente de produção, tornando-se capaz de entregar valor para seus clientes.

Para isso, é preciso que a empresa tenha uma comunicação eficiente entre seus colaboradores, além de um trabalho em conjunto. Com ele, é possível garantir que os que mais necessitam de recursos tenham a chance de obtê-los graças à automação. 

Quanto mais facilidades a empresa dispor para todos os seus colaboradores, mais serão as chances de estabilidade e resultados promissores alcançados. 

Dessa forma, ele consegue auxiliar a empresa a lançar novas versões por meio da padronização do ambiente do desenvolvimento, garantindo uma realização de aplicações e serviços em menos tempo.

Como funciona o DevOps: entenda mais

Para haver a incrementação desse modelo, é preciso haver uma integração entre as equipes, podendo ser transformadas em uma única. Os trabalhos dos engenheiros duram um ciclo de vida completo do aplicativo, desde o desenvolvimento até a implantação.  

Esses grupos se baseiam em táticas para automatização dos processos que, anteriormente, eram mais lentos e manuais. Ou seja, suas práticas exigem um grande uso de tecnologia e de ferramentas que permitem a operação e o desenvolvimento de aplicativos rapidamente. 

Saiba como funciona sua filosofia cultural

Passar a usar DevOps obriga a empresa a realizar uma mudança em sua mentalidade e cultura em geral. Isso porque ele realiza a remoção das barreiras entre certas equipes antes separadas em desenvolvimento e operações. 

Ele garante que essas duas equipes se unam e passem a trabalhar em conjunto, otimizando a produtividade e a segurança das operações. Com isso, precisam garantir uma comunicação constante e de qualidade, oferecendo um suporte adequado e assim aumentando a qualidade dos serviços.

Dessa forma, as empresas passam a ter responsabilidade completa sobre seus serviços, ultrapassando as funções de cada cargo e passando a pensar nas necessidades dos clientes. 

Empresas que focam e têm maior consciência dos clientes destacam-se no mercado, por isso é importante que todos na empresa estejam alinhados com os processos e tenham total ciência de que seu comportamento pode afetar os cliente positivo ou negativamente. 

Benefícios do modelo: conheça alguns

Ao implantar o modelo do DevOps corretamente, uma empresa consegue ter acesso a diversos resultados benéficos, como os citados abaixo:

  • Alta velocidade;
  • Maior acesso a inovações;
  • Mais eficiência;
  • Confiabilidade com qualidade;
  • Acompanhamento dos resultados;
  • Entrega rápida;
  • Possibilidade de arrumar os produtos rapidamente;
  • Vantagem competitiva;
  • Operar e se desenvolver em escala;
  • Diminuição dos riscos;
  • Segurança;
  • Colaboradores mais eficientes;
  • Economia de tempo.

Ações recomendadas com o DevOps

Como forma de garantir um bom desenvolvimento e uso do DevOps, existem algumas táticas a serem aplicadas que ajudarão nos resultados, como as citadas abaixo, que são as seguintes:

Focar no projeto

É extremamente necessário definir um objetivo e criar estratégias para segui-lo. Isso porque permite um trabalho focado em conseguir o resultado desejado, ao invés de gastar investimentos com ações sem benefícios. 

Por exemplo, se uma empresa terceirizada de limpeza define que seu objetivo é atrair mais público, ela consegue voltar suas estratégias para isso e realizar um trabalho objetivo e direto. 

Quanto mais uma empresa souber o que deseja atingir, melhor será o resultado, por isso trilhar caminhos, estruturar planejamentos, ter canais abertos dentro da organização para esclarecimentos, pode diminuir o número das dúvidas e aumentar os números da produtividade e lucro dentro da empresa. 

Ter infraestrutura para negócio

A empresa deve garantir que a infraestrutura esteja focada no negócio, ou seja, implementando ações que consigam atender às expectativas e garantir a confiabilidade, desde do site da empresa à segurança dos dados.

E saber utilizar a inteligência artificial ao seu favor é essencial, investimento em tecnologias nunca será demais. 

Realizar reuniões conjuntas

Ter uma equipe decidindo em conjunto quais ações serão mais eficazes é ponto vital, pois garante que elas estarão alinhadas sobre determinado pensamento e estratégia. Dessa forma, é possível informar todos os setores responsáveis de uma vez com eficiência. 

Por exemplo, se uma empresa de automação faz reuniões com toda a sua equipe, ela não perde tempo com encontros separados, aumentando o tempo de trabalho eficaz. 

Ter uma gestão de incidentes

Com o objetivo de garantir uma infraestrutura rápida e eficiente, é de extrema importância ter uma gestão de incidentes, para analisar os problemas e realizar monitoramentos seguros. 

Manter a equipe integrada

Um ponto muito importante é manter a equipe com uma boa comunicação e interação entre elas. Isso porque garante que as atividades realizadas serão as necessárias, sem perder tempo com erros ou ter que refazer atividades. 

Um exemplo: se uma empresa de máquinas empacotadoras tem seus funcionários conhecendo suas funções e as funções de seus colegas, eles não irão coincidir com as atividades, usando o tempo para tarefas realmente necessárias e isso serve tanto para empresas que atuam de forma presencial quanto através do trabalho remoto.  

Conclusão

Pode ser muito benéfico para uma empresa investir em DevOps, porém é preciso levar em consideração alguns pontos e entender genuinamente como a organização funciona e o que precisa para ser implementado. 

Por isso, durante qualquer planejamento dentro da organização é essencial buscar por pessoas e tecnologias para melhorias, quanto mais entender sobre DevOps melhor serão os resultados e satisfação de todos os envolvidos, tanto dentro quanto fora da empresa. 

Esse modelo pode ser inserido por qualquer pessoa com instituição, seja ela grande ou alguém que iniciou a abertura de empresa em São Paulo, afinal, basta saber como fazer. 

Igor Maurício

CCO - SkyHost Web Hosting Services | Sou um desenvolvedor apaixonado por programação e automatização de processos. Também amante de idiomas, que já vivenciou inúmeras aventuras em diversas línguas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments